22/11/2023 às 14h34min - Atualizada em 22/11/2023 às 15h00min

Como uma comunidade tech pode gerar oportunidades, desenvolver profissionais e contribuir para o mercado

Um ecossistema tecnológico em ascensão conecta talentos e oportunidades para construir um futuro promissor, defende CIO da FCamara

Agência NoAr
Fabíola Rocha
Divulgação
 

Uma comunidade tech ativa e engajada pode ser um verdadeiro catalisador para o desenvolvimento econômico e a criação de oportunidades. Empreendedores, profissionais e entusiastas da tecnologia unidos podem impulsionar a inovação, atrair investimentos e fomentar um ambiente propício para o crescimento. 

 

A boa notícia é que esse ecossistema vem crescendo: segundo um estudo recente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a área deve gerar quase 420 mil vagas até 2025 no Brasil.

 

De acordo com Joel Backschat, CIO da FCamara e fundador da Orange Juice, ecossistema tech patrocinado pela FCamara criado com o intuito de guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou já amantes da tecnologia em suas carreiras, as comunidades ajudam a preparar os profissionais da área para o mercado de trabalho, além de favorecer o desenvolvimento e aprendizado de novas habilidades. 

 

“Temos presenciado o poder transformador desses grupos, que se fortalece a cada dia. A colaboração e a troca de conhecimento entre seus membros têm se mostrado fundamentais para a geração de oportunidades e o desenvolvimento de novas soluções destinadas a novos desafios”, afirma.

 

A página comunidades.tech, espaço de visibilidade e fortalecimento das comunidades de tecnologia, levanta dados em sua home page que demonstram o crescimento desses espaços. Hoje, já existem 171 grupos cadastrados, representando 44 cidades e mais de 300 mil membros. 

 

Backschat elenca, a seguir, as principais razões pelas quais as comunidades tech podem gerar oportunidades na carreira. Confira:

 

Acesso a conhecimento

Um coletivo bem estruturado oferece acesso a recursos educacionais e de capacitação, permitindo que mais pessoas adquiram habilidades valiosas. Cursos online, tutoriais, workshops práticos e mentorias são apenas alguns dos recursos disponíveis nesses ambientes. 

 

Networking e perspectiva de carreira

O networking é um dos principais benefícios de pertencer a uma comunidade tech. Ao interagir com profissionais estabelecidos, empreendedores e líderes de empresas, os membros têm a chance de criar conexões que podem abrir as portas das oportunidades de carreira e parcerias em projetos inovadores. Muitas startups e empresas têm suas origens em encontros e eventos de networking.

 

Na Orange Juice, esses encontros são denominados Guildas e ocorrem semanalmente. “Toda terça, os profissionais da FCamara compartilham conhecimento sobre assuntos techs, como QA, UX Design, Programação, Agile e Produto para os colaboradores da própria FCamara e para toda a comunidade da Orange Juice”, comenta Joel. 

 

Diversidade e inclusão

Um ponto crucial é que esses círculos também têm se esforçado para promover a diversidade e a inclusão. ”Com a conscientização sobre a importância da representatividade, muitas iniciativas têm sido adotadas com o objetivo de garantir que mais mulheres, pessoas de minorias étnicas e grupos sub-representados tenham acesso igualitário ao mercado de tecnologia”, sinaliza o especialista.

 

Impacto social e comunitário

Além de gerar oportunidades individuais, os agrupamentos também têm se voltado a projetos sociais e comunitários. Doações de equipamentos, programas de capacitação para comunidades carentes e iniciativas de educação em tecnologia são algumas das formas pelas quais esses grupos contribuem com o desenvolvimento local e social.

 

“As comunidades tech têm sido apoio de oportunidades em um mundo cada vez mais conectado com a tecnologia. Através da colaboração e conhecimento compartilhado, elas desempenham um papel vital na criação de um futuro inovador e inclusivo. É preciso reconhecer seu valor e apoiar seus esforços contínuos para construir uma sociedade próspera e tecnologicamente capacitada”, pontua o fundador da Orange Juice.

 

Sobre a Orange Juice

É um ecossistema tech criado com o intuito de guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou já amantes da tecnologia em suas carreiras. É voltada a qualquer pessoa interessada em tecnologia, mesmo aquelas já experientes no mercado, mas que entendem a importância de trocar experiências e compartilhar conhecimentos. A Orange Juice conta com podcasts, lives e um blog com diversos conteúdos, que possibilita a interação dos seguidores com especialistas da FCamara, que patrocina a comunidade, e também de outras grandes empresas, com objetivo de mostrar diferentes visões do mercado. Hoje, a comunidade soma mais de 5 mil membros, mais de 50 episódios no podcast e 40 talks sobre diversos assuntos relacionados à programação, UX, scrum e soft skills. A comunidade tem mais de 50 parceiros, entre edtechs, ONGs e clientes do próprio Grupo FCamara.

 

Sobre a FCamara 

A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp