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A Veolink, uma das principais integradoras de soluções e gestão em segurança eletrônica do Brasil, apresenta ao mercado o Sistema Argos de acompanhamento de procedimentos de segurança, que contempla rondas de vigilância; cadastro de ocorrências e checklist de validação de veículos de frota da equipe de segurança. Argos é uma solução de segurança como serviço (SaaS), incluindo ambiente web e aplicação Android.
O Argos é uma solução genuinamente desenvolvida com a chancela da Veolink pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D). Uma das vantagens dessa solução é o baixo investimento mensal. O Argos dá visibilidade aos processos de vigilância, além de permitir a extração de relatórios de ocorrências registradas.
“Assim, o cliente consegue manter um controle de suas operações sem precisar instalar um sistema dedicado em sua infraestrutura de TI”, ressalta Renato da Silva Pereira, Diretor de Inovação e responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Veolink.
Como funciona
O Argos permite a programação de rotas aleatórias, variando assim o trajeto, horário e frequência da execução da rota. Dessa forma, impede que um observador possa obter informações antecipadas do percurso a ser executado. O sistema envia a posição da ronda em tempo real possibilitando a pronta resposta do operador.
Também permite registrar ocorrências por meio de fotos e textos, e enviá-los em tempo real para o servidor clouding, permitindo análises posteriores. Toda a manutenção do sistema é feita pela Veolink. Atualmente, empresas das indústrias alimentícia e siderúrgica já estão utilizando o Argos.
Servidor SSRonda
Essa solução para controle e gestão de rondas de vigilância é hospedada em servidores na nuvem (cloud computing). Assim, não é necessário acesso à Internet para utilizar esse serviço; isso se traduz em redução de custo de infraestrutura e de manutenção.
O Argos permite o cadastramento de operadores, vigilantes, pontos de ronda, rotas (caminhos entre os pontos) e agenda das rotas. Além disso, é possível fazer o acompanhamento ao vivo do trabalho dos vigilantes, e de ocorrências por eles registradas.
Para mais segurança, o sistema inclui a opção de dupla autenticação: além de uma senha pessoal, o operador tem que fornecer um código de uso único para cada logon — como um token 2FA (autenticação de dois fatores) de home banking (sites dos bancos).
Aplicativo para smartphone Android
Após a configuração das rotas e vigilantes na interface web do SSRonda, o vigilante pode iniciar seu trabalho utilizando um smartphone Android como ferramenta. O aplicativo SSRonda, disponível no Google Play Store, conecta-se à nuvem SSRonda e obtém as configurações previamente realizadas.
Por meio de leitura de etiquetas NFC ou QRCODE, o vigilante registra o início de atividade, e a passagem por cada ponto da rota prevista; as coordenadas GPS de cada ponto são validadas, evitando enganos ou burlas.
Em cada ponto de ronda, um checklist (lista de verificação) de segurança deve ser seguido — o supervisor da rota pode especificar quais procedimentos operacionais devem ser observados pelo vigilante.
Um recurso fundamental do sistema é a geração de relatórios de acompanhamento. São disponibilizados relatórios que permitem verificar a realização das rondas, com seus respectivos checklists de segurança e as ocorrências cadastradas pelos vigilantes. Assim, o gestor de segurança patrimonial possui, a qualquer momento, um retrato fiel do serviço desempenhado pelos vigilantes, sem risco de fraudes.
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