27/11/2023 às 12h14min - Atualizada em 27/11/2023 às 23h33min

Inteligência Artificial aumenta em 16 vezes a audiência de vídeos de campanha da Jontex

A marca de preservativos utilizou a plataforma de IA da VidMob para atrair usuários do Instagram e Facebook para anúncios sobre sexo seguro

Eduardo Brunelli
Imagem Divulgação

São Paulo, novembro de 2023 - A máxima publicitária de que "sexo vende" costuma valer para quase toda indústria, especialmente para a de entretenimento adulto. Em 2022, o número de empresas de acessórios e produtos de bem-estar sexual bateu recorde no Brasil, com alta de 34,7%, em comparação ao ano anterior. O mercado de preservativos, no entanto, não vem acompanhado a pujança do setor.

A mais recente Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE, revelou que 60% dos brasileiros não usaram camisinha em nenhuma relação sexual nos 12 meses anteriores. O estudo mostrou, ainda, que o percentual de adolescentes que usam camisinha durante o sexo caiu de 72%, em 2009, para atuais 59%.

Para reagir à prática de sexo sem proteção – e obviamente aumentar a venda de preservativos –, a Jontex tem investido não só na sofisticação de seus produtos, mas também nas estratégias de marketing para promovê-los. Uma das apostas recentes da empresa foi aplicar Inteligência Artificial para aumentar a eficácia de uma campanha de camisinhas premium. Os vídeos foram veiculados no Instagram e Facebook.

Com o uso da plataforma de Inteligência Artificial da VidMob, plataforma de IA líder global em desempenho criativo, a Jontex conseguiu multiplicar por 16 o número de vídeos assistidos, atingindo diretamente o principal objetivo da campanha, que era aumentar o awareness da linha premium da marca. Mas os ganhos com o uso da ferramenta de IA não param por aí. O índice de conversão da campanha aumentou em 150% – o que, neste caso, significa que mais que dobrou o número de pessoas que, enquanto assistiam aos filmes, clicaram em um link para obter mais informações sobre o assunto.

Os resultados foram aferidos com base na comparação das performances dos anúncios originais da Jontex e das peças atualizadas pela VidMob, após a análise da plataforma de IA da empresa. “Hoje, com a ajuda da IA, conseguimos medir a eficácia dos anúncios com uma precisão que nunca tivemos antes, o que permite que os anunciantes sejam capazes de avaliar o real retorno sobre os investimentos em marketing”, diz Camilo Barros, VP Latam da VidMob.

A plataforma de IA da VidMob analisa dados tanto dos aspectos criativos de um anúncio, quanto do comportamento da audiência, enquanto a peça é veiculada em uma rede social. A ferramenta faz uma espécie de decupagem do vídeo, frame a frame, identificando cada elemento que aparece na imagem: se a peça conta com atores, o tipo de feição que eles aparentam, se eles estão indoor ou outdoor, a localização da logomarca, as cores e os contrastes utilizados, se há objetos, plantas ou animais na cena, e tudo no momento exato em que aparecem no vídeo.

A massa de dados dessa decupagem é combinada com as informações coletadas pelas redes sociais, que revelam, por exemplo, quantas vezes o anúncio foi exibido, o número total de visualizações do vídeo, quanto tempo dele cada usuário da rede assistiu, quantas pessoas acessaram um link que levava para o site de vendas da marca.

No caso da Jontex, a plataforma recomendou que os anúncios originais fossem atualizados em cinco pontos principais: os atores deveriam aparecer no primeiro segundo das peças; o efeito de uma explosão (que remete ao prazer sexual) deveria ser antecipado; a mensagem em áudio, que aparece nos primeiros segundos dos filmes, deveria ser reduzida; os três produtos da linha premium deveriam aparecer juntos; e, por fim, os anúncios deveria incluir um call to action (um link que remetia para informações sobre sobre os produtos e a possibilidade de compra com poucos cliques).

A edição das novas peças, já com os insights criativos gerados pela plataforma de IA, foram feitas pela VidMob, com as mesmas gravações utilizadas na primeira fase da campanha. “O resultado dos insights gerados pela nossa plataforma superaram todas as expectativas, e, mais que isso, mostram que alterações, aparentemente simples, são capazes de mudar completamente o desempenho de uma campanha”, afirma Barros. “A diferença é que, agora, a tecnologia permite identificar o quê, quando e onde cada elemento de um anúncio deve estar para capturar a atenção das pessoas”, finaliza o executivo da VidMob.

Sobre a VidMob
VidMob, plataforma de IA líder global em desempenho criativo, gera insights baseados em dados que facilitam a tomada de decisão por profissionais de marketing e impulsionam resultados de mídia, marca e negócios. Com tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, combinadas ao maior número de conexões com os principais canais digitais do mundo (como Google, Meta, Amazon Ads, TikTok, LinkedIn, Twitter, Snap, Pinterest, Hulu e Reddit), a VidMob fornece análises criativas, que resultam em impacto comercial significativo. A plataforma permite que o cliente meça objetivamente a qualidade criativa de suas campanhas, e obtenha o melhor retorno sobre os investimentos em mídias digitais.

A VidMob é uma empresa “mission-driven” - que tem o propósito de mudar o mundo para melhor. Para isso, doa 1% de seu lucro anual por meio de sua fundação VidMob Gives, uma entidade sem fins lucrativos comprometida em retribuir às comunidades por meio de trabalho e serviços voluntários, doações e desenvolvimento de criativos pro bono para organizações sem fins lucrativos. Saiba mais sobre a VidMob em www.vidmob.com e sobre a VidMob Gives em www.vidmob.gives

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp