28/11/2023 às 13h40min - Atualizada em 28/11/2023 às 18h45min

Maior feira de grafeno da América Latina impulsiona inovação e avanços tecnológicos

Mais de 9,5 mil pessoas estiveram presentes na feira

Andreia Souza Pereira
Internet

A maior feira de grafeno já realizada na América Latina terminou com um resultado positivo. Com uma participação massiva de cientistas, pesquisadores, empresários e entusiastas da ciência, o evento proporcionou um ambiente de colaboração e aprendizado, impulsionando a inovação e abrindo caminho para avanços revolucionários.

O grafeno, esse material incrível, com sua estrutura bidimensional de átomos de carbono, tem despertado o interesse devido às suas propriedades únicas e diversificadas, que vão desde sua incrível resistência e flexibilidade até sua alta condutividade elétrica. A feira proporcionou uma plataforma para destacar não apenas as descobertas e avanços recentes em pesquisa, mas também as aplicações práticas desse material em várias indústrias.

Além disso, a feira não apenas promoveu o intercâmbio de conhecimento entre cientistas e pesquisadores, mas também ofereceu oportunidades para o estabelecimento de parcerias estratégicas entre empresas e investidores interessados em impulsionar o desenvolvimento e a comercialização de produtos baseados em grafeno.

O evento aconteceu em Caxias do Sul, organizado pela UCS (Universidade Caxias do Sul), UCSGraphene e Zextec Nano, demonstrou as diversas possibilidades de uso do material, considerado o mais forte e leve do mundo. Durante os dias do evento, os participantes foram brindados com palestras de especialistas renomados, painéis de discussão, demonstrações de novas tecnologias e apresentações de projetos inovadores que utilizam o grafeno.

O líder e coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza conta que “meu contato com Grafeno se permeia pela minha história de vida. Pelas tendências da Nanotecnologia nas novas matrizes econômicas, pude perceber como eu contribuiria para impactar na vida do próximo.”.

A UCSGRAPHENE é a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade. Totalmente adequada às normatizações e devidamente registrada no Cartório Manoel Valente, operador do Segundo Ofício de Caxias do Sul, RS, a UCSGRAPHENE viabiliza inovação com sustentabilidade e redução de custos .

Segundo o Prof. Dr. Gelson Leonardo Rech, reitor da UCS:

“A feira atraiu um público significativo, de pessoas curiosas e interessadas sobre o grafeno a empreendedores qualificados. Entre os expositores que conversei, foi unânime a afirmação de que a feira, além de gerar negócios, deu elementos para pensar o próprio produto, criou sinergia entre os expositores que trabalham com a temática do grafeno. Também manifestaram aderência à edição do ano que vem. A mostra, por sua vez, propulsionou as empresas conectadas ao nosso Parque de Ciência,Tecnologia e Inovação e incentivou as empresas a validarem seus produtos, muitos ainda em fase de amadurecimento, junto ao público, tornando-se esse contato um propulsor para as iniciativas. E quanto ao Simpósio, os cases de sucesso apresentados chamaram a atenção do público, que viu exemplos específicos de aplicação do grafeno em produtos finais, de seu potencial mercadológico. E isso lotou as palestras”.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp