15/02/2024 às 15h21min - Atualizada em 16/02/2024 às 01h12min

Supermercados investem em modernização como estratégia para segurança no trabalho

Em resposta ao compromisso contínuo com a segurança no trabalho, os supermercados têm implementado estratégias inovadoras de modernização; confira

Cicero Santos
Freepik
 

Os supermercados, reconhecendo a importância de investir em modernização como estratégia fundamental para o negócio, estão adotando medidas inovadoras para aprimorar a segurança no ambiente de trabalho, melhorando a produtividade, reduzindo a insatisfação dos trabalhadores e promovendo melhor qualidade de vida.

Dentre os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é um dos países com o maior número de acidentes de trabalho. De 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada.

Só no segmento de supermercados, os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores estão expostos são enormes, principalmente nos setores da padaria, do açougue, do estoque e da confeitaria, que possuem maior incidência de acidentes.

A crescente ênfase na modernização reflete não apenas a busca pela excelência operacional, mas também um compromisso com a segurança dos colaboradores. As empilhadeiras, agora integradas às operações cotidianas, desempenham um papel crucial na otimização do manejo de mercadorias, reduzindo riscos associados a tarefas manuais.

Em outros setores como do açougue e padaria, é necessário que todos os equipamentos utilizados sejam homologados de acordo com a Norma Regulamentadora nº 12, que é a responsável pela segurança em máquinas e equipamentos em geral. 

Sistemas de vigilância inteligente, equipamentos ergonômicos e iniciativas de conscientização também são práticas adotadas para demonstrar o comprometimento com o bem-estar dos funcionários, criando ambientes de trabalho mais seguros e produtivos.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp