15/02/2024 às 09h27min - Atualizada em 16/02/2024 às 01h18min

Semantix estabelece parceria com o GenAI Lab, da Distrito, para impulsionar inovação em inteligência artificial

São Paulo, fevereiro de 2024

Ana Gomes
Semantix
 

São Paulo, fevereiro de 2024 - A Semantix, especialista em Enterprise AI e brasileira pioneira em deep tech na Nasdaq, firmou uma parceria estratégica com o GenAI Lab, da Distrito, plataforma de inovação. O programa reúne empresas, startups, fundos de venture capital e demais participantes do ecossistema que atuam com inteligência artificial generativa.

 

Contexto tecnológico

O desenvolvimento de soluções em inteligência artificial (IA) como agregadora de valor de mercado das empresas nos próximos anos pode ser dividido em duas fases distintas. 

 

Na primeira, existe a atuação das Big Techs, que desempenharam um papel crucial na criação de uma infraestrutura capaz de superar barreiras significativas do mercado: (I) Investimento, onde empresas interessadas em utilizar a IA necessitavam de grandes quantias monetárias; (II) Infraestrutura tecnológica, uma vez que nem todas as empresas dispunham dos recursos necessários para incorporar a IA em seus produtos; (III) Educação das pessoas, evidenciada pelo rápido recorde de adesão de novas tecnologias, como o ChatGPT, que atraiu mais de um milhão de usuários em uma semana; e (IV) Complexidade da interface, que tornava a IA difícil de ser democratizada.

 

Na segunda fase desse movimento, a Distrito prevê que centenas ou até milhares de startups e empreendedores utilizarão infraestrutura tecnológica para resolver desafios específicos de maneira ágil. Para isso, essas empresas poderão empregar ou explorar múltiplos Large Language Models (LLMs), aproveitando tecnologias inovadoras que rompem as barreiras tradicionais de produtividade e possibilitam a superação desses obstáculos. 

 

O GenAI Lab

Apresentado pelo Distrito em dezembro de 2023, o GenAI Lab tem como propósito impulsionar o desenvolvimento de startups e aplicações de soluções de IA em corporações, possuindo papel importante na segunda fase do movimento. A iniciativa oferecerá capacitação, criação de novos produtos, validação de soluções existentes, compartilhamento de conhecimento e, principalmente, oportunidades de negócios entre os participantes.

 

Semantix como parceira para impulsionar a inovação

A participação da Semantix como parceira no programa demonstra seu comprometimento com a aplicação prática de soluções de IA generativa para gerar eficiência operacional, novos pilares de receita, melhorar a experiência do cliente e gerar insights e inteligência baseados em dados, informações e documentos.

 

"Estamos entusiasmados em fortalecer nossa parceria com o Distrito, especialmente, no contexto do GenAI Lab. Acreditamos que essa iniciativa será um catalisador para o desenvolvimento de soluções inovadoras e oferecerá uma plataforma única para a colaboração entre empresas, startups e investidores, impulsionando o ecossistema de IA no Brasil”, afirma Leonardo Santos, CEO e fundador da Semantix.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp