25/08/2021 às 15h11min - Atualizada em 25/08/2021 às 19h12min

Saiba quais são os 4 erros que impedem a transformação digital na sua empresa

Especialistas Lisiane Lemos e Caroline Capitani mostram os principais erros

SALA DA NOTÍCIA Marina Sá
Reprodução internet

A pandemia fez com que as empresas precisassem acelerar o processo de transformação digital que, até então, por vezes, era entendido como opcional. O home office, aos poucos incorporado, foi e continua sendo essencial para a continuidade do trabalho e, inclusive, muitas empresas estão trabalhando em modelos híbridos. Já as vendas online e a comunicação pela internet tornaram-se indispensáveis.

Ainda assim, essa transformação digital, tão comum em grandes instituições, não é a realidade de muitas empresas. Empreendedores têm dificuldades em migrar para o mundo digital, por não entenderem por onde começar ou como aplicar no próprio negócio. Lisiane Lemos, executiva de Tecnologia, especialista em transformação digital, e Caroline Capitani, VP de Design Digital e Inovação da ilegra, empresa global de design, inovação e software, mostram quais são os quatro erros que distanciam as empresas da Era Digital.

 

1 - A transformação digital começa pela mudança de cultura

“Estamos vivendo em uma sociedade que entende que transformação digital é implementação de software, criação de apps ou qualquer outra coisa relacionada à tecnologia, quando, no final, é uma transformação cultural”, diz Lisiane Lemos.

“Empresas que não investem em cultura digital first não estarão bem posicionadas para atender às demandas em constante evolução de seus clientes, oferecendo para todos os públicos uma experiência aprimorada”, reforça Caroline Capitani.

 

2 - O velho não precisa ir para dar lugar ao novo

“As pessoas entendem que inovar é um processo destrutivo. Destruir para construir, quando na realidade, existem diferentes formas de inovar que podem ser meramente incrementais e ter um efeito exponencial grandioso”, aponta a executiva de Tecnologia. 

 

3 - Destreza Digital

Pesquisas da Gartner Consultoria, com CEOs, indicam que a transformação que os gestores esperam nos talentos de suas empresas passa por torná-los mais proativos, centrados na tecnologia, colaborativos, inovadores e empoderados. “Líderes responsáveis ​​por tecnologia devem colaborar efetivamente com os objetivos de transformação digital das empresas. Para isso, precisam também evoluir a cultura dos colaboradores, facilitar novos modelos de trabalho e incentivar o desenvolvimento dos profissionais, conforme as expectativas do mercado de trabalho”, comenta Caroline.

 

4 - É necessário investir

“Não existe um orçamento dedicado à inovação e, quando há, criam uma área apartada para inovação que não se comunica com as outras áreas do negócio, como operações, e, às vezes, não conhece o que realmente ‘coloca dinheiro dentro de casa”, sinaliza Lisiane.

Agora que já conhece os principais erros que distanciam sua empresa da Era Digital, reverta a situação e invista no capital humano e financeiro para que a transformação digital seja efetiva. 



 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp