17/05/2024 às 11h57min - Atualizada em 17/05/2024 às 16h18min

Mercado de TI traz sinais de recuperação e tem aumento de demanda de novos profissionais

COO da Runtalent, Gilberto Reis, analisa o cenário atual e compartilha algumas dicas estratégicas para os profissionais do setor.

PâMELLA CAVALCANTI
Divulgação | Runtalent

Após um período de queda nas contratações, o mercado de tecnologia tem dado sinais de recuperação e a expectativa é de aumento na demanda por profissionais qualificados nos próximos anos. Uma análise da CompTia, associação sem fins lucrativos dedicada ao setor de tecnologia da informação (TI) e força de trabalho, aponta, por exemplo, que as empresas norte-americanas da área adicionaram cerca de seis mil trabalhadores em março. O levantamento é proveniente do do Bureau of Labor Statistics (BLS) dos EUA.

Assim, profissionais que almejam uma oportunidade no setor devem ficar atentos às movimentações promovidas pelas empresas. De acordo com a associação, o crescimento tem sido impulsionado pelas áreas voltadas aos serviços de tecnologia, desenvolvimento de software, infraestrutura em nuvem e cargos relacionados. Embora o levantamento foque na realidade dos Estados Unidos, o cenário pode ser percebido também no mercado local.

Segundo o COO da Runtalent, Gilberto Reis, apesar das dificuldades, a digitalização acelerada em diversos setores da economia e o dinamismo da área têm proporcionado um aquecimento nas contratações. Para o executivo, no entanto, o desafio principal consiste em encontrar profissionais com as qualificações necessárias para ocupar as vagas.

“No nosso cotidiano de recrutamento na Runtalent, frequentemente nos deparamos com vagas que exigem qualificações muito específicas, como experiência em determinadas tecnologias emergentes ou habilidades técnicas altamente especializadas. Essas oportunidades podem levar mais tempo para serem preenchidas devido à dificuldade em encontrar candidatos com o perfil desejado”, comenta Reis.

Dessa forma, além dos obstáculos em torno da formação profissional, há a evolução constante do setor que exige atualização contínua. Por isso, para se destacar em um mercado que se mantém competitivo, a orientação é sempre aprimorar as habilidades técnicas e cultivar uma rede de contatos sólida na indústria.  

Gilberto reforça que há várias formas de aumentar as chances de acessar oportunidades de emprego significativas, apesar das dificuldades. ´”Demonstrar proatividade, adaptabilidade e uma mentalidade de aprendizado são atributos que não passam despercebidos pelos recrutadores”, garante. 

Outro aspecto muitas vezes negligenciado, porém importante em termos de posicionamento profissional, é a preocupação com a reputação. “Em um ambiente interligado, a imagem de um profissional pode ser rapidamente prejudicada por ações questionáveis. Por isso, cultivar uma reputação sólida baseada em uma conduta ética e transparente é imprescindível para preservar a integridade pessoal e fortalecer a confiança dos colegas, empregadores e clientes. É preciso ter em mente que as pessoas do mercado se conhecem e se comunicam”, alerta Gilberto.  

Para auxiliar os profissionais que buscam uma oportunidade de inserção na área, o executivo listou algumas dicas fundamentais que são consideradas durante o processo de recrutamento e seleção:

  • Educação continuada: investir em aprendizado contínuo é essencial para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e se manter relevante no mercado.

 
  • Especialização em áreas de alta demanda: identificar e adquirir habilidades em áreas de tecnologia com alta demanda, como desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética, pode aumentar as chances de empregabilidade.
     

  • Networking profissional: construir uma rede de contatos sólida dentro da indústria pode abrir portas para oportunidades de emprego e colaborações profissionais.
     

  • Experiência: buscar oportunidades de estágio, projetos freelance ou trabalho voluntário em projetos de tecnologia pode ajudar a desenvolver habilidades práticas e construir um portfólio robusto.
     

  • Adaptabilidade: estar aberto a novas experiências e ser capaz de se adaptar rapidamente a novas tecnologias e ambientes de trabalho é essencial.
     

  • Domínio de soft skills: além das habilidades técnicas, desenvolver competências como comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas é fundamental para o sucesso profissional.
     

  • Acompanhamento das tendências: manter-se atualizado sobre as inovações tecnológicas pode ajudar a antecipar demandas do mercado e direcionar o desenvolvimento de habilidades.

Sobre a Runtalent

A Runtalent conecta profissionais de tecnologia aos desafios e estratégias das empresas, unindo métodos ágeis com acompanhamento e suporte para maximização dos resultados. A empresa oferece alocação de profissionais de TI, serviços gerenciados e squads ágeis, e uma cultura centrada em pessoas, que resulta em uma nota excelente de 4,7 de avaliações no Glassdoor. São mais de 20 anos no setor de Tecnologia e mais de 8 mil profissionais alocados em projetos em cerca de mais de 200 empresas clientes, nacionais e multinacionais. Além disso, conta com um banco de talentos com mais de 15 mil profissionais especialistas em diversas áreas da Tecnologia.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAMELLA BARBARA CAVALCANTI E SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp