02/09/2021 às 10h16min - Atualizada em 02/09/2021 às 16h03min

Chef de cozinha e nutricionista ensina a driblar os preços altos e garantir alimentação saudável e econômica em casa

Dicas vão desde a hora das compras até o congelamento da preparação para evitar desperdício

SALA DA NOTÍCIA Erick Nilton Machado Nogueira
Com a alta nos preços dos alimentos, está cada vez mais desafiador ir ao mercado e fazer as compras para garantir uma alimentação saudável à mesa. Na Gastronomia, no entanto, com um pouco de informação e interesse, é possível fazer substituições e inovar nos preparos, praticando conceitos como reaproveitamento e aproveitamento integral dos alimentos.

Quem dá essas dicas é a chef de cozinha e nutricionista, Luciana Marchetti, professora do curso de Gastronomia da São Judas, para assegurar que o preparo não só terá sabor como também os nutrientes necessários para cuidar da saúde sem prejuízo no orçamento.

A primeira dica é na hora de ir ao mercado. É preciso planejar, ou seja, fazer a famosa lista, pois assim, não se compra além do necessário. “Procure as ofertas da semana, compre vegetais e frutas da estação, além de qualidade melhor, o preço é mais acessível. Evite ir ao supermercado com fome, desta forma, compramos guloseimas. E deixe as crianças em casa, com elas no carrinho, gastamos mais”.

Também não faltam dicas valiosas da chef e nutricionista na hora de ir para a cozinha. Ao usar o forno, aproveite e asse várias preparações, assim, economiza o gás. A panela de pressão é uma aliada do bolso, já que reduz o tempo de preparação de carnes e de várias outras receitas, como arroz.

Aproveite, reaproveite - A ordem é aproveitar tudo da melhor forma possível. Luciana Marchetti explica a diferença entre aproveitamento integral e reaproveitamento dos alimentos. “O primeiro é quando se usa todas as partes do alimento, por exemplo, até as ramas da cenoura. O segundo é quando uso o arroz já preparado e o transformo em bolinho de arroz ou salada de arroz”.

Explicado o conceito, a professora ensina como fazer na prática. “Quando você cozinhar legumes e carnes, guarde e congele as aparas, que iriam para o lixo. Sobras de cenoura, cebola, abobrinha e salsão podem ser usadas no preparo de um caldo ou de uma sopa bem saborosa, por sinal. Só tome cuidado com as cascas de frutas. Para usá-las, é melhor que sejam de origem orgânica, porque os agrotóxicos ficam concentrados na casca”.

As opções são muitas. Tem pão amanhecido? Pode virar torrada ou ir para o pudim de pão. Talos e folhas podem se transformar num piscar de olhos em bolinhos, omeletes e tortas. Até a carne vermelha, que sofreu grande aumento de preço, pode ser substituída sim.

“Você pode usar o ovo no lugar dela, e ele pode ser frito, cozido, omelete de forno, na frigideira recheado, poché, com uma série de temperos diferentes. A proteína animal pode ainda dar lugar às leguminosas, que são feijão, grão de bico e ervilha. Estas são a proteína vegetal, não são tão completas quanto a animal, mas, se combinadas com arroz, por exemplo, arroz e feijão, a pessoa vai ingerir os aminoácidos essenciais para o organismo".

Carne de segunda - Sobre a proteína animal, é possível comprar os cortes de segunda, a conhecida carne de segunda - a parte dianteira do boi - mais em conta do que os cortes de primeira. “Se preparadas na panela de pressão, ficam tão macias e saborosas quanto as de primeira. O ossobuco é uma carne saborosa, pouco explorada e que pode ser usada para sopa e ensopados, mais barata que o músculo, inclusive”.
Depois que a refeição foi preparada e consumida, ainda tem mais dicas para seguir economizando. Viu que sobrou e não vai usar nos próximos dias, congele, nem leve à geladeira. Isso evita o desperdício e é uma forma de sempre ter comida em casa.

“Com interesse e criatividade, é possível aumentar o repertório de preparações e variar a alimentação sem prejuízo para a saúde e para o bolso. Na internet, tem uma infinidade de receitas. Basta pesquisar e colocar em prática”, finaliza Luciana.
 
Salada de Arroz (com o arroz que sobrou na geladeira)

Ingredientes
 
1 xícara de arroz cozido
1 tomate maduro
1/2 pepino japonês
1/4 de cebola picada
1 colher de sopa de azeitona verde sem caroço
4 folhas de manjericão
1 colher de sopa azeite extra virgem
1 colher de café de suco de limão ou vinagre
Sal e pimenta do reino a gosto
 
Preparo

Higienize todos vegetais.
Retire as sementes do tomate e corte-o em cubos.
Corte o pepino (com a casca) e a cebola em cubos.
Pique as azeitonas.
Rasgue as folhas de manjericão com as mãos. 
Coloque o arroz frio mesmo numa tigela e misture todos os ingredientes, acerte o sal e tempere com pimenta do reino a gosto.
Pode colocar outros vegetais, como cenoura ralada, abobrinha e berinjela refogadas. 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp