22/05/2024 às 10h42min - Atualizada em 22/05/2024 às 19h09min

Dicas para uma instalação elétrica doméstica livre de riscos

Especialista da Elgin lista as melhores dicas preventivas e escolhas inteligentes para uma instalação segura; diagnóstico profissional e materiais de qualidade são pontos essenciais

LUIZA MENEZES
Divulgação/Elgin

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) publica anualmente um Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica. Segundo os dados da edição de 2023, observou-se um aumento significativo de 37,21%, passando de 637 ocorrências para 874 casos registrados, no número de incêndios causados por sobrecarga elétrica. Esses dados envolvem riscos como: choque elétrico, eletrocussão, queimaduras e quedas provocadas pelo choque.

Garantir a segurança elétrica em casa é essencial, mas pode ser desafiador para pessoas sem experiência na área. Para evitar incidentes, é fundamental adotar medidas proativas na instalação elétrica residencial, compreendendo os princípios básicos e fazendo escolhas informadas. Isso pode fazer toda a diferença na instalação. 

“A instalação doméstica sempre apresenta riscos, mas algumas práticas tornam o processo mais seguro. Um dos principais aspectos, muitas vezes negligenciado, é o uso adequado de disjuntores. O Termomagnético curva C é o mais recomendado para residências. Este tipo de disjuntor é especialmente eficaz em circuitos com cargas indutivas, como sistemas de iluminação, ar-condicionado e bombas. Sua capacidade de resposta adequada a correntes de curto-circuito e sobrecargas o torna ideal para proteger a instalação elétrica contra falhas potencialmente perigosas em praticamente todos os sistemas” explica Gian Lucas Dourado, Gerente de Dispositivos de Proteção da Elgin.

Mas como garantir uma instalação elétrica doméstica sem riscos? Aqui estão algumas dicas por especialistas a serem consideradas:

  1. Diagnóstico profissional: antes de iniciar qualquer trabalho elétrico em sua residência, é recomendável realizar um diagnóstico completo por um eletricista profissional. Esse profissional pode identificar potenciais problemas e sugerir soluções adequadas para garantir a segurança de sua instalação doméstica. 

 

  1. Atenção aos detalhes: durante a instalação elétrica, certifique-se de que todas as conexões estejam seguras e bem isoladas. Evite sobrecarregar os circuitos e sempre utilize materiais de qualidade comprovada. Além disso, sinais como: lâmpadas piscando ou luzes fracas, tomadas quentes ou derretidas, disjuntores desarmando frequentemente e até a conta de energia muito alta sem explicação, podem ser indicações de um possível curto-circuito em sua rede elétrica. 

 

  1. Manutenção regular: é necessário sempre ficar atento ao seu sistema elétrico. Substitua quaisquer componentes desgastados ou em desuso conforme necessário, para garantir seu funcionamento seguro e eficiente ao longo do tempo. 

 

  1. Segurança em primeiro lugar: lembre-se sempre de priorizar a segurança ao lidar com eletricidade. Desligue a energia antes de realizar qualquer trabalho elétrico e evite improvisações ou soluções temporárias que possam comprometer a segurança de sua residência.

 

  1. Presença dos disjuntores: além da presença e da compatibilidade dos disjuntores em sua instalação elétrica, certifique-se do tempo de vida útil e das condições e funcionamento do disjuntor. É importante também garantir que eles estejam instalados corretamente e sejam adequados para as cargas elétricas específicas de cada circuito. Isso ajuda a prevenir sobrecargas e curto-circuitos.

A segurança elétrica começa com informação e escolhas conscientes. Seguindo estas dicas preventivas e buscando a orientação de profissionais qualificados, você pode garantir uma instalação elétrica livre de riscos e potenciais perigos. E lembre-se, em caso de dúvidas ou problemas elétricos, não hesite em consultar um eletricista qualificado. 



 

Sobre a Elgin

Presente há mais de 70 anos no mercado e pioneira no setor de costuras no Brasil, a Elgin é uma empresa fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, bem como soluções para uso comercial e residencial, nos segmentos de ar-condicionado, automação comercial, energia solar, escritório, iluminação, mídias, informática, pilhas e carregadores, refrigeração, segurança, telefonia e eletroportáteis. Com um portfólio diversificado e mais de 12 mil produtos, a companhia é reconhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes.

No segmento de bens de consumo com iluminação, informática, telefonia, mídias e impressoras, a Elgin conta com um portfólio de 800 itens, com destaque para casa inteligente, disjuntores, cabos de fibra ótica, internet e TV. Desde 2022, a marca tem como representante das pilhas e baterias o personagem Sonic. Além disso, as pilhas Elgin Energy são testadas por laboratórios credenciados pelo INMETRO, para garantir a qualidade e conformidade com a Resolução CONAMA 401.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZA BORBA MENEZES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp