23/05/2024 às 15h42min - Atualizada em 23/05/2024 às 19h18min

Dia Nacional do Milho tem iguaria típica italiana no Alloro al Miramar

A data, celebrada no dia 24 de maio, é a oportunidade ideal para saborear um dos pratos favoritos do chef durante a infância na Lombardia

RICARDO FERRO
Divulgação
Na sexta-feira, (24/05), é celebrado o Dia Nacional do Milho. Popular em todo o país, este ingrediente é base da culinária brasileira e, extremamente versátil, pode ser aproveitado de várias maneiras. Cozido, assado, em forma de pipoca, farinha ou creme, o milho fica delicioso de qualquer maneira.

Para atender aos clientes, o chef Michele Petenzi, do restaurante italiano Alloro al Miramar, situado no cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana, sugere um dos pratos principais que é destaque no cardápio: filé mignon grelhado com polenta cremosa, cogumelos, cebolas caramelizadas e demi-glacê.


O destaque para a data é a polenta taragna cremosa, uma iguaria da culinária italiana feita a partir de uma mistura de farinha de milho, farinha de trigo sarraceno, queijo e manteiga. O valor do prato é R$115 + taxas.
“A polenta taragna é um tipo de polenta muito comum no norte da Itália, mas pouco usada na culinária brasileira. Por ser uma mistura entre a farinha do milho com o trigo sarraceno, queijo e manteiga, essa iguaria fica ainda mais cremosa e saborosa. Esse é um prato que lembra a infância no meu país natal, quando eu comia bastante este tipo de polenta. Portanto é um dos pratos do cardápio que mais gosto de fazer. Para finalizar, os cogumelos, as cebolas caramelizadas e o filé mignon são acompanhamentos perfeitos para completar essa experiência gastronômica”, explica o chef Michele Petenzi.

Serviço:
Restaurante Alloro al Miramar
Endereço - Avenida Atlântica, 3.668, Copacabana. Miramar Hotel by Windsor.
Tel: (21) 2195-6213.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 23h.
Sobre Alloro Al Miramar:
Sofisticado restaurante de culinária italiana é um dos destaques do cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, situado na praia mais famosa do Brasil, Copacabana. Desde 2021, a cozinha está sob o comando do jovem e experiente chef italiano, Michele Petenzi, que elaborou um cardápio com receitas autorais, sem perder de vista as bases clássicas da cozinha italiana, além de apresentações modernas e preparos criativos, que conquistam o cliente à primeira garfada.
O ano de 2023 foi marcante para o Alloro al Miramar. Depois de comemorar a sua primeira década, atingiu mais duas marcas importantes: foi o ganhador da categoria “Melhor Restaurante dentro de Hotel”, na primeira edição do prêmio `Chef dos Chefs` e ficou em segundo lugar na categoria `Cozinha de Hotel´, no Prêmio `Comer e Beber´, da revista Veja Rio.
Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, o Alloro fez parte do “Best Discovery”, lista que funciona como uma extensão do The World's 50 Best Restaurants - que anualmente elege os melhores restaurantes ao redor do mundo. Além disso, recebeu o Prêmio Travellers’ Choice Awards 2021, organizado pelo renomado site Tripadvisor.

Sobre Michele Petenzi:
Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a culinária. Iniciou sua trajetória na cozinha trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World's Best Restaurant 2019.
Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L'Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.

Sobre a Rede Windsor Hoteis
Há 37 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.
O Centro de Convenções & Hotéis Windsor tem 25 mil metros quadrados, 98 salões multiúsos, a maior plenária do espaço comporta até 2.500 pessoas, porém o maior evento realizado no ambiente já alcançou um público flutuante de 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.
Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforçam a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de Vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO FERRO MACEDO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp