24/05/2024 às 15h43min - Atualizada em 24/05/2024 às 19h09min

Biomas brasileiros inspiram pratos típicos de norte a sul do país

O uso de ingredientes típicos de cada região celebra a singularidade da gastronomia brasileira: essa é a proposta do Festival Brasil Sabor, evento que segue até 02 de junho, em 17 estados + o Distrito Federal

TATIANE FERREIRA
Foto: Festival Brasil Sabor

Em um país vasto como o Brasil, onde a diversidade é marca registrada, não é surpresa que a nossa culinária seja um verdadeiro mosaico de texturas e ingredientes. Nesse sentido, essa mistura de sabores brasileiros que brinca com o paladar é celebrada na 18ª edição do festival Brasil Sabor. Com o tema "Pra toda gente e pra todo gosto", o evento, organizado pela Abrasel, é uma celebração da pluralidade da gastronomia brasileira 

O Festival Brasil Sabor ocorre até o dia 02 de junho; ao todo, mais de 700 restaurantes espalhados por 79 cidades estão participando do evento. Conheça um pouco mais de algumas tradições gastronômicas que serão celebradas durante o evento e que utilizam ingredientes dos biomas brasileiros:  

Os sabores do Brasil 

No bioma Amazônico, os sabores são marcados por frutas tropicais, raízes e plantas típicas da floresta, além dos alimentos extraídos dos rios e os ingredientes origem animal. Assim, a diversidade desses ingredientes é explorada pelo restaurante Cachaçaria e Empório do Dedé, em Manaus (AM), participante desta edição do Brasil Sabor. Em sua cozinha, o restaurante preserva os sabores originais da culinária amazonense. Nesta edição, o estabelecimento está participando com o Pirarucu da Maninha. Além do peixe típico da região, o prato leva chicória e castanha do Brasil. 

Já na Mata Atlântica, os sabores são ainda mais diversos, visto que o território ocupa 17 estados brasileiros. O restaurante O Jardineiro, por exemplo, localizado em Curitiba (PR), leva ingredientes de uma das regiões ocupadas pelo bioma para o festival Brasil Sabor. Com a receita Entrevero, o uso do pinhão, semente típica no Paraná, é valorizado pelo restaurante. O prato é composto por arroz cateto integral, peito de frango, alcatra, linguiça calabresa, bacon e crumble de pinhão.  

Com uma cultura culinária rústica, os pratos típicos da região do Pantanal destacam ingredientes como carne, leite e queijo. O restaurante Vino, em Campo Grande (MS), é um exemplo da valorização de parte dos ingredientes comuns do bioma. O restaurante apresenta o Confit de Pato, um prato que combina pato com creme de mandioquinha, brócolis grelhados, tomate cereja e alho frito.  

Os sabores do Brasil ainda se estendem pelas delícias encontradas na Caatinga, Costa e Cerrado. Na Caatinga temos pratos típicos como a carne de sol, Baião de dois, a Moqueca de peixe com leite de coco e o Vatapá. Assim, os sabores da região são destacados pelo restaurante Meu Mará, em São Luís (MA). Ao participar do festival Brasil Sabor, o restaurante optou pelo prato Peixe à Pururuca, que leva um filé de peixe temperado, empanado com farofa de torresmo, acompanhado de cuscuz de cuxá e arroz cremoso com vatapá.   

Já o bioma Costeiro, é um verdadeiro banquete de sabores frescos e autênticos, onde os frutos do mar são protagonistas. Pensando nisso, no restaurante Tempero Cunhaú, em Barra do Cunhaú (RN), o caranguejo ganha destaque no prato participante do Brasil Sabor: o Buzo Cunhaú. A receita leva patas de caranguejo empanadas com tomate, cebola, pimentão, azeite de dendê e temperos servido no conchiglioni. 

No Cerrado é possível encontrar uma culinária rica e diversificada, refletindo a abundância de influências culturais e ingredientes encontrados em seus 12 estados. Valorizando a cultura sertaneja de parte da região, em Goiânia (GO), o restaurante Aquarius Alto da Glória leva os sabores típicos para suas receitas. Para o Brasil Sabor, o prato escolhido foi o Galeto à Sertaneja. A receita conta com galeto assado servido com batatas corradas, arroz ao alho, angu de milho verde e quiabo frito.  

Diante da diversidade de sabores e texturas, o festival Brasil Sabor surge como uma iniciativa para unir restaurantes de todo o país. O evento é a oportunidade perfeita para valorizar a gastronomia regional, promovendo pratos que destacam a riqueza e a variedade culinária do Brasil. Além de proporcionar uma experiência única aos consumidores, o festival fortalece a identidade cultural e culinária de cada região. Confira o site oficial do evento para conhecer os restaurantes participantes desta edição!   

 

Serviço: 

18ª edição do Brasil Sabor 

16 de maio a 2 de junho 

Realização: Abrasel 

Patrocínio nacional: Ambev, Friboi, PicPay e Seara 

Mais informações em: www.brasilsabor.com.br 

Instagram: @festivalbrasilsabor 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp