27/05/2024 às 13h24min - Atualizada em 27/05/2024 às 22h24min

Desvendando os Segredos da Riqueza: dicas práticas do consultor Robson Profeta

Organize-se para alcançar a prosperidade financeira de maneira estratégica e inteligente

Divulgação - Assessoria de Imprensa
ALAN JOHNNY LIMA MACEDO
Divulgação Assessoria de Imprensa
 
Em um mundo onde a busca pela prosperidade financeira é constante, muitos se encontram diante de desafios que parecem intransponíveis. No entanto, é necessário desmistificar e entender que a riqueza não é para alguns; está ao alcance de todos os que estão dispostos a aprender e a aplicar estratégias inteligentes.

O consultor em finanças e carreira Robson Profeta traz algumas dicas que podem transformar suas finanças em uma realidade mais rentável e escalonada:

Entenda a riqueza: O termo riqueza é subjetivo. Para algumas pessoas riqueza é ter uma Ferrari na garagem, para outras, um apartamento maior, viajar para o exterior, se tornar um grande executivo, etc. Uma coisa é certa, alcançar a independência financeira é um passo essencial para assegurar uma vida mais tranquila e que possibilite desbloquear o melhor que existe em cada um.

Aprenda a definir seu objetivo financeiro: apesar de essencial, não é muito eficaz juntar suas economias sem saber qual o verdadeiro objetivo. Se para alcançar sua independência financeira, ou seja, ter um rendimento que pague seu custo de vida, você precisa acumular um valor X, este valor se torna seu objetivo financeiro.

Crie micro objetivo: nosso cérebro é formatado para obter resultados de curto prazo. Quando olhamos para um objetivo que será necessário um projeto de longo prazo, automaticamente desistimos e/ou procrastinamos. Faça uma divisão de seu objetivo financeiro em pequenos objetivos e então automaticamente manterá sua máquina motivacional ligada.

Descubra-se: sempre ouvimos que o importante é ser feliz, descobrir seu propósito, fazer o que ama, mas não aprendemos em casa e nem na escola como fazer isto. Existem diversas ferramentas disponíveis que nos auxiliam no processo de autoconhecimento e vocação como descobrir sua hierarquia de valores, seu tipo de personalidade, tipo de inteligência, mensuração de talentos e habilidades e naturalmente terá clareza para conhecer seu propósito. Quando nos descobrimos, conseguimos transitar de carreira, inclusive na própria empresa que trabalhamos, ao invés de ficarmos fantasiando pedir demissão e começar tudo de novo.

Monte seu controle: todos sabem que gastar mais do que se ganha deixará nossa conta negativa. Não é preciso nenhum guru das montanhas para explicar isto. A questão é poder enxergar sua vida financeira, saber de fato quanto ganha, quanto gasta e onde gasta e então definir por duas frentes possíveis: a) aumentar os ganhos, b) reduzir os gastos. Às vezes não é possível reduzir os gastos, mas é possível aumentar os ganhos, principalmente se descobriu o que ama fazer e pode fazer com dedicação plena, às vezes, após o horário de trabalho.

Compra ativos, não passivos: ao construir seu controle financeiro de longo prazo, aparecerão tentações no caminho. Não perca o foco, e tenha sua linha de reserva mensal que deverá chegar em seu macro objetivo. Lembre-se: gasto que gera gasto não é ativo, é passivo. Um apartamento maior gera um gasto maior, ou seja, é um passivo disfarçado de ativo, entretanto se este apartamento for para alugar para terceiros, irá gerar renda, então investiu em um ativo.

Busque Orientação Profissional: se necessário, procure aconselhamento financeiro de profissionais qualificados. Um planejador financeiro pode ajudá-lo a traçar um plano personalizado e a tomar decisões inteligentes com base em sua situação única.

Lembre-se, o conceito de riqueza excede o acumular dinheiro; é construir uma base sólida para o seu futuro e desfrutar da liberdade financeira. Com determinação, educação e disciplina, você pode transformar seus sonhos de riqueza em realidade.

“Riqueza não é um tema de abordagem motivacional ou transcendental, é algo prático que permeia o dia a dia de todos, seja pela ausência ou pela boa ou má administração, portanto, em seu caráter prático precisa ser desmistificado”, conclui o executivo.

Perfil Robson Profeta
Executivo com mais de 30 anos de experiência, graduado, pós-graduado, com MBA pela FGV e extensão pela Universidade de Chicago. Especializado em Branding, Estatística e Inteligência Emocional pela FGV e Insper, membro da Associação Mensa Brasil e autor da obra ‘Teoria da Riqueza’ um dos cases de sucesso que traz uma linguagem acessível para todas as idades, propondo uma nova forma de pensar no âmbito financeiro e no autoconhecimento.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALAN JOHNNY LIMA MACEDO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp