27/05/2024 às 10h50min - Atualizada em 27/05/2024 às 22h25min

Protegendo o futuro: Como a AI da palo alto networks combate ciberataques e revoluciona a segurança empresarial

Com a IA sendo utilizada em 55% dos ciberataques contra empresas brasileiras, líder global visa proteger as companhias que querem adotar a tecnologia

Sherlock Communications
Palo Alto Networks

A IA desencadeará a próxima onda de eficiência, experiência e crescimento em todas as indústrias até 2030. A Deloitte relata que o mercado de cibersegurança de IA deverá atingir US$ 102,78 bilhões até 2032. Apesar de seus benefícios para as empresas, essa tecnologia também está sendo aproveitada por cibercriminosos para ataques evasivos, únicos e prejudiciais, os quais as soluções de cibersegurança tradicionais não conseguem detectar. A Palo Alto Networks identifica uma média de 2,3 milhões de novas e únicas ameaças diariamente e bloqueia uma média de 11,3 bilhões de ameaças inline por dia — enfatizando a urgência para o combate desses 

Nesse contexto, a Palo Alto Networks, líder mundial em cibersegurança, apresentou uma série de novas soluções de segurança para ajudar as companhias a bloquear ataques gerados por IA e proteger eficazmente o uso de IA por design, uma abordagem centrada no ser humano para inovar com IA e aprendizado de máquina (ML), focando na geração de soluções que atendam às necessidades reais do usuário. 

“As empresas devem avançar rapidamente para além do uso de processos e soluções isolados, e reconhecer os benefícios em adotar uma plataforma integrada que representa mais do que apenas um tech stack, e sim um mecanismo empresarial crucial essencial para alcançar sucesso”, disse Nikesh Arora, presidente e CEO da Palo Alto Networks. 

A Precision AI™ combina machine learning (ML) e deep learning (DL) com a acessibilidade da IA generativa (GenAI) para tempo real, oferecendo segurança impulsionada por inteligência artificial para superar investidas maliciosas e proteger de forma proativa as redes e infraestrutura. “A plataforma é a abordagem necessária e unida a soluções integradas que possam tanto proteger quanto permitir a IA são fundamentais para alcançar resultados. A Precision AI da Palo Alto Networks é o fator de mudança que criará um novo paradigma em segurança — talvez pela primeira vez — onde o defensor está à frente do adversário.”

Segundo a pesquisa “The State of Cybersecurity in LATAM 2024”, o Brasil supera em 4 pontos percentuais a média dos ciberataques que utilizam inteligência artificial em suas investidas na América Latina, sendo aplicada em cerca de 55% dos casos. Essa tendência é preocupante já que a utilização dessa tecnologia pelos criminosos torna seus ataques mais sofisticados e difíceis de detectar. Além disso, o aumento desses ataques pode representar um desafio significativo para as organizações exigindo investimentos cada vez maiores em medidas de segurança cibernética. 

A abordagem impulsionada por IA é baseada em três pilares: 
 

  • IA combatendo IA: a maneira mais eficaz de combater os ataques gerados por inteligência artificial é utilizando a própria tecnologia como forma de neutralizar os potenciais impactos negativos ou riscos associados ao uso malicioso. O Pacote de Segurança Precision AI oferece Serviços Avançados de Segurança, incluindo Filtragem de URL Avançada, Prevenção de Ameaças Avançada, WildFire® Avançado e Segurança de DNS Avançada.
 
Esses serviços utilizam IA inline, caracterizada pela integração direta de sistemas de inteligência artificial em processos ou fluxos de trabalho, operando sem interrupção externa. Essa abordagem permite a prevenção de ameaças sofisticadas baseadas na web, ataques de dia zero, tentativas evasivas de comando e controle, bem como ataques de sequestro de DNS
 
  • IA por design: cria um ecossistema de IA seguro que prioriza a integridade dos frameworks de segurança de IA, melhora a conformidade e minimiza a exposição de dados desde os estágios iniciais de desenvolvimento até a implantação. A Segurança de Acesso de IA proporciona confiança à equipe de uma organização ao utilizar ferramentas de IA, assegurando visibilidade integral, controles robustos, proteção de dados e medidas proativas de prevenção de ameaças.
 
O Gerenciamento de Postura de Segurança de IA do Prisma Cloud (AI-SPM) resguarda o ecossistema de IA identificando vulnerabilidades, priorizando configurações corretas e aprimorando a conformidade, enquanto a Segurança em Tempo de Execução de IA protege aplicativos de contra ameaças em tempo real, como injeções de prompts e DoS de modelo. Além disso, as capacidades de Código para Nuvem incluem análise de caminho de ataque de IA, raio de destruição e remediação direcionada para identificar e corrigir prontamente riscos complexos e possíveis violações.
 
  • IA Generativa para simplificar a cibersegurança: os copilotos alimentados por Precision AI nas plataformas da Palo Alto Networks, auxiliam a entender verdadeiramente a intenção do usuário, realizar e automatizar ações do usuário, sinaliza alerta e melhores práticas, fornecer suporte dentro do produto e fluxos de trabalho de criação de tíquetes. 
Os benefícios da Precision AI são percebidos por meio da abordagem de plataforma da Palo Alto Networks para capacidades integradas e acessibilidade de dados. A ideia é eliminar os limites de soluções díspares para otimizar a segurança e melhorar a eficiência operacional. Para Frank Dickson, vice-presidente do grupo, IDC, os principais benefícios da adoção de uma plataforma unificada de produtos de segurança é a possibilidade de ter ambientes de rede, nuvem e SOC intimamente integrados.

“No atual ambiente acelerado, para adotar e implementar IA com sucesso, as organizações devem compreender que a qualidade e a quantidade dos dados são cruciais. Investir em soluções e sistemas integrados que garantam uma entrada de dados robusta é fundamental para obter os resultados desejados em IA”, comentou Dickson.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp