03/09/2021 às 11h30min - Atualizada em 03/09/2021 às 22h03min

Gestão ambiental: Hub acelera soluções de coleta de resíduos para o setor de foodservice e hospitalidade

Startups Green Mining e iWastes chegam ao mercado com propostas inovadoras para a gestão de resíduos; Soluções serão testadas em tradicionais bares e restaurantes de São Paulo com projeção de expansão para todo o Brasil

SALA DA NOTÍCIA Agência Brands
Divulgação
Gestão ambiental: Hub acelera soluções de coleta de resíduos para o setor de foodservice e hospitalidade

Startups Green Mining e iWastes chegam ao mercado com propostas inovadoras para a gestão de resíduos desde a coleta até a emissão de certificados ambientais por meio de inteligência de dados e aplicativos de fácil execução; Soluções serão testadas em tradicionais bares e restaurantes de São Paulo com projeção de expansão para todo o Brasil

Com a retomada do comércio aos horários de funcionamento normais e encerramento das restrições de público dentro dos estabelecimentos, é natural que o setor de foodservice e hospitalidade comece a experimentar o aumento das demandas dos processos internos, como é o caso da gestão dos resíduos produzidos na operação do dia a dia. Aceleradas pelo hub de inovação FabLab, as startups Green Mining e iWastes irão testar soluções sustentáveis com foco em inteligência de dados em clientes reais como Bar Brahma, Bar dos Arcos e Orfeu.

Presente no mercado desde 2018, a Green Mining utiliza tecnologia blockchain para realizar uma coleta mais eficiente com total rastreabilidade do material coletado e dos atores envolvidos na cadeia de logística reversa, conseguindo, assim, recuperar grandes volumes de resíduos e com segurança no cumprimento das legislações vigentes. Ao prestar o serviço diretamente para indústrias que devem cumprir com a logística reversa, a startup propõe uma economia importante para bares, restaurantes e condomínios, executando a coleta sem custo. Além disso, o comerciante pode se tornar um ponto de entrega voluntária e atrair mais clientes que simpatizam com as causas ambientais. "Atuamos hoje em mais de 800 bares e restaurantes em cinco estados do Brasil com estimativa de atendimento a cinco mil estabelecimentos nos próximos 12 meses em todo o país", comenta Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

Focada em atingir 90% de redução do custo com a gestão de resíduos em bares e restaurantes, a iWASTES utiliza a inteligência de dados e conhecimento técnico para entregar soluções ambientalmente eficientes. Com base em análises feitas por especialistas de mercado, a startup desenvolve estudos de eficiência logística baseados no sucesso financeiro do negócio, aliado ao atendimento das legislações ambientais, para unir reaproveitamento de desperdícios à geração de oportunidades financeiras a partir do material coletado. "Hoje atuamos em cerca de 50 estabelecimentos entre bares, restaurantes, padarias e indústrias na Capital de São Paulo, no interior de SP e mais 8 estados e estamos escalando a solução para indústrias que tenham sinergia com o setor e aumentar nossa rede de parceiros", explica Frederico Vieira - CEO da iWASTES.

As duas soluções serão testadas dentro da operação dos tradicionais Orfeu, Bar dos Arcos, Bar Brahma e Bar Leo, em São Paulo. As casas pertencem à holding Fábrica de Bares que também comanda endereços renomados da cidade como Blue Note SP e Navarro e é a idealizadora do FabLab Hub.

Sobre a FabLab
Focada em identificar e acelerar startups que apresentem soluções tecnológicas para o setor de bares, restaurantes e hotéis, a FabLab é um hub de inovação comandado por uma equipe com vasta expertise no ramo, além de mentores que atuam ativamente dentro do ecossistema. A aceleradora tem como diferencial a testagem e validação das soluções em parceiros reais que pagam por este serviço. Entre as casas testantes estão Bar Brahma, Blue Note SP, Bar dos Arcos e Riviera. Internamente, a FabLab conta com dois cases de sucesso: as startups Eshows e Estaff, especializadas em shows e estrutura para eventos e contratação de mão de obra de maneira desburocratizada.

Site: https://www.fablabhub.com.br/
Mídias Sociais: @fablaboficial

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp