11/06/2024 às 09h09min - Atualizada em 11/06/2024 às 17h54min

Eficiência operacional e redução de custos: estratégias para ser mais competitivo no comércio exterior

Logística internacional e nacional envolve desafios complexos, desde a escolha das melhores rotas e modais até a negociação de tarifas e a gestão de documentos

ALEXANDRE LENZI
Divulgação

No cenário atual de comércio exterior, a eficiência operacional e a redução de custos são fundamentais para a competitividade das empresas. Entender as oportunidades e limites da logística internacional e nacional, além da complexa tributação envolvida, é essencial para alcançar esses objetivos. Uma abordagem estratégica, baseada em dados e análises precisas de mercado, pode gerar economias significativas e otimizar processos.

“A logística internacional e nacional envolve desafios complexos, desde a escolha das melhores rotas e modais até a negociação de tarifas e a gestão de documentos. Além disso, a compreensão das particularidades da tributação em diferentes países pode evitar surpresas desagradáveis e custos inesperados”, afirma Lucas Vogt Schommer, co-CEO e co-fundador do Grupo 3S Corp Soluções Internacionais.

Empresas que investem em otimização logística conseguem reduzir seus custos operacionais, por meio de estratégias como a implementação de software de gestão logística, terceirização de armazenagem e o aprimoramento do planejamento de rotas. “Essa eficiência não só melhora a margem de lucro, mas também permite reinvestir em outras áreas do negócio, aumentando a competitividade no mercado global”, acrescenta Schommer.

Mão de obra qualificada e redução de turnover

Outra preocupação das empresas é o alto turnover e a necessidade de manter equipes robustas para gerenciar logística e comércio exterior. Estudos mostram que o turnover pode custar às empresas até 200% do salário anual de um funcionário, considerando recrutamento, treinamento e perda de produtividade. 

“Nossa solução envolve fornecer mão de obra qualificada, permitindo que os clientes operem sem a necessidade de manter grandes equipes internas. Ao fornecer uma equipe experiente e qualificada, garantimos que os clientes possam manter a continuidade operacional e a qualidade dos serviços sem as preocupações e custos associados ao turnover”, explica o co-CEO da 3S Corp.

Sobre o Grupo 3S Corp

O Grupo 3S Corp Soluções Internacionais foi fundado em 2011, no Rio Grande do Sul, pelos sócios Lucas Vogt Schommer e Gabriel Spohr, como Comissária de Despacho e hoje é uma holding de soluções em comércio exterior com atuação nacional, contando com profissionais nas cidades de Novo Hamburgo (RS), São Paulo (SP), Itajaí (SC) e Porto Velho (RO). A empresa executa serviços nas áreas de outsourcing, em especial no mercado asiático; frete, desembaraço aduaneiro, transporte, logística e armazenamento.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEXANDRE LENZI
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp