11/06/2024 às 10h00min - Atualizada em 11/06/2024 às 17h54min

IFSertãoPE amplia segurança, otimiza gestão de rede e melhora conectividade em mais de 50% com projeto da Teltec Solutions

A adoção das soluções Fortinet transformou a infraestrutura de rede da instituição, garantindo segurança, estabilidade e um gerenciamento mais eficaz, além de proporcionar uma melhor experiência educacional para cerca de 12 mil estudantes.

CAREN GODOY
Imagem ilustrativa
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), uma renomada instituição de ensino superior no interior de Pernambuco, elegeu a Teltec Solutions, empresa 100% nacional especializada em soluções, serviços e consultoria de TI, para realizar uma atualização tecnológica crucial para melhorar sua infraestrutura de rede. Como resultado, a instituição alcançou uma melhora de 50% em sua conectividade, aprimorou em 30% o desempenho da sua rede, entre outras vantagens.

Com a missão de oferecer educação de qualidade e promover o desenvolvimento socioeconômico da região, a instituição reconheceu a necessidade de implementar uma solução robusta e integrada para enfrentar os desafios de sua rede de comunicação. Após um processo rigoroso de licitação, a Teltec Solutions, uma das principais parceiras da Fortinet, foi eleita para liderar o seu projeto de transformação digital. Com mais de 33 anos de mercado, a Teltec trouxe sua expertise para implementar as soluções Fortinet, conhecidas pela segurança e eficiência.

“Entramos em um processo que levou de 6 a 8 meses para ser concluído e buscávamos uma solução que fosse integrada, oferecesse uma curva de aprendizado rápida e permitisse uma fácil expansão e configuração. Conhecemos a Teltec desde 2015, então, quando soubemos que eles seriam os responsáveis pelo projeto, tínhamos certeza de que ofereceriam um trabalho que se destaca pela ampla experiência e certificações, o que nos traz muita segurança,” afirma Francisco Hamilton, Diretor de TI do IFSertãoPE.

Um dos principais ganhos da implantação foi a utilização do FortiManager, que permitiu um gerenciamento unificado da rede, proporcionando controle centralizado e visibilidade completa. Com essa ferramenta, o IFSertãoPE agora analisa o consumo de recursos em tempo real e estabelece prioridades conforme as necessidades de cada unidade, resultando em um aumento significativo de eficiência.

Além disso, a segurança foi reforçada com o uso do FortiAnalyzer, que registra e relata incidentes em tempo real, prevenindo ataques e evitando vazamentos de informações. Este aprimoramento integrado contribuiu para um ganho de desempenho da rede, destacando a eficácia das soluções Fortinet. “A confiança proporcionada pelas soluções Fortinet nos ajuda a minimizar os riscos de TI e consolidar nossos objetivos estratégicos,” destaca Hamilton.

“Antigamente, quando surgia um problema de segurança na rede, ficávamos na dúvida se era apenas uma queda de conexão ou um ataque hacker. Passávamos de 48 a 72 horas completamente perdidos, tentando localizar a origem do problema e dar uma resposta para alunos e professores. Hoje, isso mudou completamente. Com os novos sistemas que implementamos, conseguimos identificar em menos de 24 horas se foi apenas uma instabilidade na internet ou um ataque cibernético. E o melhor de tudo: resolvemos o problema rapidamente, sem deixar ninguém na mão por muito tempo,” relembra Hamilton.

Outro ganho significativo foi a adoção dos pontos de acesso seguro FortiAP, que proporcionaram acesso à internet sem fio para quase 12 mil estudantes em todas as unidades do IFSertãoPE, resultando em uma expansão e aprimoramento da conectividade em mais de 50%. Segundo Tiago Freire, Coordenador de Infraestrutura de Redes, essa ampliação da conectividade não apenas permitiu o acesso a conteúdos educacionais em tempo real, mas também ampliou a interação entre alunos e professores, facilitando ainda mais o processo de aprendizagem.

Além das melhorias em segurança e conectividade, a integração das soluções Fortinet permitiu ao IFSertãoPE reduzir custos ao eliminar a necessidade de múltiplos fornecedores para diferentes camadas de segurança. A centralização das operações em um único console, proporcionada pelo FortiManager e FortiAnalyzer, resultou em uma gestão mais eficiente e econômica do ambiente de TI.

A instituição já está avaliando os próximos passos para expandir o uso das soluções Fortinet, visando garantir a mais alta segurança para todos os usuários. De acordo com Hamilton, a experiência positiva com a Teltec proporciona a confiança necessária para continuar a parceria e explorar novas possibilidades de crescimento e inovação.

"Conhecemos a Teltec desde 2015 e trabalhamos juntos em várias licitações desde então. Com quase 9 anos de experiência com eles, só posso fazer elogios. Sempre que precisei de ajuda, independentemente de o problema estar dentro do escopo de atendimento, eles sempre me deram o suporte necessário. O que me impressiona na Teltec é justamente o compromisso tanto no pré quanto no pós-venda. Eles nos orientam sobre as soluções necessárias para nossos problemas e continuam a nos apoiar mesmo após o término do contrato. Enquanto muitas empresas que ganham processos licitatórios apenas aplicam a tecnologia e depois esquecem do cliente, a Teltec se destaca por seu suporte contínuo e preocupação com o sucesso a longo prazo do projeto e possíveis desafios futuros. Para mim, eles são uma empresa completa, que realmente investe numa relação de parceria que sempre entrega bons resultados," conclui Hamilton.

Sobre a Teltec

Com mais de 33 anos de mercado, a Teltec Solutions é uma empresa 100% nacional que fornece soluções, serviços e consultoria de Tecnologia da Informação, com ênfase em cloud computing, segurança da informação e conectividade com atuação em todo Brasil e escritórios em São Paulo (SP), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) Cuiabá (MT) e Recife (PE).

A companhia oferece as mais inovadoras soluções de TI, por meio de parcerias com grandes players globais como, Cisco, F5, Fortinet, Microsoft, Palo Alto e outros grandes fabricantes, juntamente com um portfólio de serviços gerenciados próprios que incluem um SOC (Security Operations Center).

Com uma estratégia diferenciada que une o que há de melhor em pessoas, processos e ferramentas, colocando o cliente no centro de todas as suas iniciativas, a Teltec Solutions conta com mais de 250 colaboradores altamente capacitados para prestar um atendimento personalizado aos seus mais de 1000 clientes e soma mais de 320 certificações, entre elas a ISO 27.001, ISO 20.000 e ISO 37.001.

Há sete anos, a Teltec Solutions figura na lista do Great Place To Work (GPTW). 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAREN GODOY DE FARIA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp