11/06/2024 às 10h01min - Atualizada em 11/06/2024 às 17h54min

Padtec lança nova geração de transponders de altíssima capacidade em encontro de provedores de internet

Primeiro produto da linha LightPad Max, já testado em ambiente real de rede da Brisanet, será a principal atração da Padtec no Encontro Nacional Abrint 2024

PIMENTA COMUNICAçãO
Padtec

Campinas, 11 de junho de 2024 - Uma nova geração de transponders para redes DWDM, com altíssima capacidade de transmissão de dados, será a principal atração do estande da Padtec no Encontro Nacional Abrint 2024, que acontece entre os dias 12 e 14 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Essa é a 15.ª edição desse encontro promovido pela Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, que reúne anualmente ISPs de todo o país interessados em conhecer as tendências e as novidades tecnológicas voltadas para esse segmento do mercado. 

O destaque da Padtec no evento é o lançamento do primeiro transponder de sua nova linha LightPad Max, plataforma de produtos para redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) desenvolvida com o objetivo de atender às demandas do mercado por capacidade de transmissão cada vez maior. O novo produto - que passou por teste em ambiente real, na rede do provedor Brisanet - é um transponder dual desagregado (ou standalone) com duas interfaces de linha de até 1,2 Tb/s e capacidade total de 2,4 Tb/s por placa, para uso em médias, longas e ultralongas distâncias. Sua vantagem principal, em relação a gerações anteriores de transponders, está na redução do custo por bit transmitido em sistemas ópticos coerentes, com elevada eficiência energética. 

“Uma das novidades técnicas da nova linha LightPad Max está na taxa de símbolos transmitidos, que atingirá 140 Gbaud, o dobro do valor disponível nos equipamentos atuais”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec. “Com uma taxa de símbolos mais alta, é possível alcançar maiores capacidades de transmissão nas redes DWDM utilizando uma quantidade menor de canais, o que representa economia de custos por bit e redução significativa no consumo de energia”, explica. 

No teste de campo realizado na rede DWDM da Brisanet, o novo transponder da Padtec apresentou excelente desempenho, transmitindo 800 Gb/s por canal óptico entre as cidades de Juazeiro do Norte e Pereiro, ambas no Ceará. O trecho tem aproximadamente 350 quilômetros de distância e passa também pelos municípios de Lavras, Cajazeiras e Pau dos Ferros - até chegar a Pereiro, cidade com pouco mais de 16 mil habitantes que abriga a sede da Brisanet. Essa capacidade de transmissão foi superior à alcançada por produtos de concorrentes, também testados nesse mesmo trecho de rede. 

A Brisanet já utiliza em sua rede equipamentos da Padtec, incluindo ROADM (sigla em inglês para multiplexador óptico de adição/remoção reconfigurável) e transponders com capacidade de transmissão de 400 Gb/s. “Com essa nova geração de transponders, será possível aumentar a eficiência e o aproveitamento da infraestrutura de rede, que terá uma capacidade maior de tráfego por canal óptico”, enfatiza João Paulo Estevam, diretor de Operações da Brisanet.

Todos os produtos da nova linha serão fabricados no Brasil e poderão ser financiados por meio das linhas de crédito oferecidas pela Padtec - entre elas, o FIDC Funttel Padtec, financiamento por intermédio do BNDES, da Finep, de “vendor financing” com bancos privados e operações de “forfait” para vendas internacionais.

Congresso

Na área do congresso do Encontro Nacional Abrint, a Padtec abordará o tema Tendências e evoluções em produtos e serviços para o mercado de telecom, em palestra marcada para quarta-feira, 12/06, das 16h às 16h50 - na Plenária vermelha – Hall C. A apresentação será feita por Rafael Terranova, especialista de Marketing de Produto, e Rodrigo Yanssen, executivo de vendas de Plataformas, Softwares e Soluções da empresa.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp