11/06/2024 às 16h07min - Atualizada em 11/06/2024 às 17h54min

Dia dos Namorados: quais medidas devem ser adotadas para uma experiência sem contratempos e uma entrega eficiente?

Consumidores pretendem gastar, em média, R$ 392 com presentes para celebrar a data, de acordo com um levantamento do Sebrae-SP

VCRP
Imagem do painellogistico
 

Celebrado em 12 de junho, o Dia dos Namorados se tornou uma das principais datas do calendário comercial. Criada intencionalmente em 1949 pelo publicitário João Dória, a comemoração estimula a compra de presentes entre os apaixonados como forma de estimular o amor. 

 

Entre abraços, beijos e compras, o Dia dos Namorados impulsiona significativamente o comércio eletrônico, principalmente nas duas semanas que antecedem a data. Em 2024, segundo um levantamento da Neotrus, em parceria com a E-Commerce Brasil, as vendas devem atingir R$ 7 bilhões neste período.

 

Diante da alta demanda, a logística se movimenta, tornando, assim, imprescindível pensar em um planejamento detalhado, que inclui desde as ações de controle de inventário até especificamente o transporte, uma vez que aprimorar a experiência do cliente e o tempo de entrega é fundamental. Neste sentido, é preciso desenvolver uma estratégia sólida de gestão de estoque e distribuição de itens como vestuário, jóias e acessórios, considerados campeões de venda nesta época do ano.

 

“É preciso considerar tudo, ou seja, como o produto será recebido, quais embalagens são adequadas de acordo com o grau de fragilidade da mercadoria, o tipo de veículo a ser empregado, bem como será o processo de separação, diante do volume, disponibilidade, prioridade e recursos”, explica Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina.

 

Seja no caso de presentes, cartões ou até mesmo itens perecíveis como alimentos ou flores, a natureza temporária de celebrações como o Dia dos Namorados impõem uma pressão nos varejistas, a fim de garantir entregas precisas.

 

Considerando o valor emocional envolvido nesta celebração, Loyola elencou abaixo quais medidas devem ser adotadas para uma experiência sem contratempos e uma entrega eficiente. Confira:

 

Antecipe as perguntas - Antecipar cada passo da operação, implementando um sistema eficiente de rastreamento é essencial no Dia dos Namorados, uma vez que os clientes tendem a se desesperar quando não há nenhuma notícia sobre a encomenda.

 

Realize o planejamento de forma que se possa atender e responder as principais questões deste consumidor mais atento, como onde está o pedido, quando saiu para a entrega, entre outros questionamentos. Isto desafoga o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e aprimora a experiência do cliente, ao passo que ele acompanha em tempo real o status do seu pedido, etapa por etapa. 

 

“Quando nos colocamos no lugar do consumidor e antecipamos suas dúvidas, ele se sente seguro. Inclusive, essa é uma oportunidade de ouro na construção de um relacionamento de fidelidade e confiança”, aponta Alvaro.

 

Otimização da operação logística - Os sistemas de gerenciamento de transporte avançado são capazes de monitorar em tempo real o percurso de um veículo, desde a saída do centro de distribuição até a porta do consumidor final. A partir do TMS SaaS, por exemplo, tanto empreendedor como cliente, visualizam o status da entrega, seja via e-mail, SMS ou WhatsApp.

 

Ademais, por meio deste sistema, a empresa acompanha detalhes sobre o tempo de parada dos veículos, controle de combustível, motivo de possíveis atrasos, entre outros. “O TMS SaaS melhora a operação logística e organiza o fluxo com base em evidências, etapa fundamental para planejar períodos de altas demandas, a exemplo do Dia dos Namorados”, complementa Loyola.

 

Personalização e atenção aos detalhes - Diante da concorrência visceral, inúmeros negócios estão utilizando a mesma estratégia e, com isso, não se destacam. Atualmente, os clientes valorizam aspectos como personalização, seja a partir da adaptação dos produtos e embalagens ou, até mesmo, um recado especial em agradecimento com o nome do consumidor.

 

Segundo o executivo, esta ação é altamente valorizada pelos compradores e possui um custo mínimo para implementação. “Também personalize sua comunicação. Isto é, sempre responda usando o nome da pessoa que está escrevendo e mantenha um tom amigável”, complementa Alvaro.

 

A experiência de compra é fundamental para os usuários optarem ou não pela conclusão da compra, afinal a concorrência está apenas a um clique de distância. Proporcione um processo de compra fácil e ágil, que mostre ao cliente o quanto a empresa é capaz de garantir, com eficiência, uma excelente experiência desde a venda do produto até sua chegada em perfeito estado às mãos de quem fará uso dele nesta data especial. 

 

Sobre a Drivin – A Drivin é uma scale-up que otimiza os processos logísticos de grandes players líderes de mercado em variados segmentos, com destaque aos Bens de Consumo. Considerado o melhor partner tecnológico, a plataforma está mudando como a logística de despacho e coleta é planejada e executada em grandes empresas ao redor do mundo por meio do seu Sistema de Gestão de Transporte (TMS SaaS), desenvolvido com o intuito de atender às principais necessidades logísticas. Criada em 2014, a empresa possui portfólio com mais de 500 empresas, que operam em 25 países a partir de escritórios no Chile, Peru, México, Brasil, Colômbia, Espanha e Equador. A empresa otimiza e monitora mais de 40 mil veículos diários.

Para mais informações, acesse o site da Drivin Brasil. 


 

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CAROLINA CHRISTINE PUGLIERI IKE
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