11/06/2024 às 19h31min - Atualizada em 11/06/2024 às 23h30min

Investing.com: Fed deve manter taxa de juros inalterada; projeções econômicas no radar do mercado

*Por Leandro Manzoni

br.investing.com
ASSESSORIA DE IMPRENSA
investing.com


O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) deve manter a taxa de juros inalterada na reunião desta quarta-feira. 

A taxa Fed Funds deve continuar no intervalo entre 5,25% e 5,5%, conforme a expectativa de 97,8% do mercado hoje de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do br.investing.com. Os holofotes estarão, no entanto, nas projeções econômicas dos membros votantes do Fomc para este ano, 2025 e 2026, entre os quais PIB, taxa de desemprego, índice cheio e núcleo do PCE e a taxa Fed Funds. 

Divulgado a cada duas reuniões de política monetária do Fomc, o relatório de projeções econômicas aponta a visão mediana dos membros do Fed para a economia americana nos próximos anos e apresenta indicativos para futuras decisões de política monetária .E o enfoque na próxima reunião, para os investidores, estará na projeção da taxa Fed Funds para este ano. 

Nas duas últimas divulgações, a mediana para taxa Fed Funds para 2024 foi de 4,6%, o que corresponderia a um corte de 0,75 ponto percentual este ano. Com a aceleração da inflação no primeiro trimestre e acima das projeções do mercado, os discursos de membros votantes do Fed, inclusive do presidente Jerome Powell, foram de cautela, descartando corte de juros no curto prazo, além de sugerir possibilidade de retomada de altas caso a inflação não cedesse e se distanciasse da meta de 2% ao ano.

A projeção inicial da taxa Fed Funds de 4,6% para 2024 engatou um rali nos mercados acionários em dezembro do ano passado, quando foi divulgada pela primeira vez, inclusive com os investidores se animando com a projeção de que o primeiro corte de 0,25 ponto percentual seria em março em um total de 6 no ano. 

Agora, as projeções do mercado são de ao menos dois cortes de 0,25, um setembro e outro em dezembro, embora com uma parcela considerável considerando um único corte em dezembro. Há um risco elevado de correção no mercado após a divulgação das projeções econômicas, especialmente se a mediana da taxa Fed Funds apontar ausência de corte de juros este ano. 

Porém, o mais provável é que as projeções apontem a possibilidade de um ou dois cortes em 2024, sendo que a projeção de apenas um corte pode também levar a uma correção.Por isso, as atenções também estarão voltadas para o dot-plot, um gráfico de pontinhos no qual cada ponto representa a visão de cada membro do Fomc para a taxa de juros americana para os próximos anos. 

Em março, o dot-plot apresentava uma maioria apontando a taxa de juros americana no intervalo entre 4,5% e 4,75% no fim deste ano. Na divulgação de amanhã, é provável que a maioria fique entre 4,75% e 5%, sem descartar a possibilidade de ao menos um empate de membros votantes projetando a taxa Fed Funds entre 5% e 5,25%, além do crescimento de visões apostando na manutenção das taxas.

*Leandro Manzoni é analista de economia do Investing.com

Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NEIDE LIMA MARTINGO PEREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp