12/06/2024 às 15h37min - Atualizada em 12/06/2024 às 19h48min

SOM de Minas impulsiona debate e capacitação na cena musical durante o Mineiro Beat em Uberlândia 

Com Pena Schmidt, programação reaviva discussão sobre o mercado da música independente

https://midianinja.org
SNA ASSESSORIA EMPRESARIAL
Mídia Ninja

Crédito:Cláudio Postay

Legenda: Pena Schmidt, produtor musical, executivo e técnico que lançou Titãs e Ira!, dirigiu auditórios e festivais, e produziu 50 discos no Brasil, participa do SOM de MInas na sexta-feira 14/06.








 

Visando retomar um processo de articulação em rede a partir da música, o projeto SOM de Minas se soma a programação de festivais que acontecem no estado de Minas Gerais para promover debates em torno da cena. As atividades começam neste final de semana, de 14 à 16 de junho, no Campus Santa Mônica, da UFU, em Uberlândia, durante o Mineiro Beat.

Além do lançamento de um amplo processo de mapeamento de artistas, casas de show, bandas e festivais do interior do estado, também serão realizadas palestras e oficinas para promover a capacitação dos artistas locais. A programação é gratuita e para participar os interessados devem se inscrever AQUI

As atividades visam aprimorar a gestão de carreira e o posicionamento midiático dos artistas, fornecer insights sobre o mercado musical e promover uma integração mais eficaz na cena cultural.

PROGRAMAÇÃO

O evento ocorre na UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, no Auditório 5R. A programação terá início com uma mesa que contará com palestras de referentes da cena musical para debater "A Música no século XXI", abordando aspectos referentes a circulação em festivais nacionais, as plataformas digitais de música e as estratégias de comunicação para crescer em sua carreira musical. Participam do debate na sexta-feira, Pena Schimidt, consultor e curador independente, Leti Rezende, produtora do Música no Interior e gestora do Espaço Laboratorio96 em Uberaba e Thays Rodrigues, produtora do Mineiro Beat.

No sábado, dois blocos de oficinas serão ofertados gratuitamente aos artistas locais. A partir das 14h o jornalista e articulador de redes Fred Maia oferece a oficina "Música em Rede - A Música no Século XXI", seguida por Robson Américo, Mc e videomaker que irá dar dicas de "Gestão de carreira: como contar melhor a história da sua carreira musical".

A partir das 15h a comunicação entra em foco com a oficina do coordenador do Youtube da Mídia NINJA, Gian Martins, que irá ministrar uma formação sobre a "Música e as novas plataformas digitais", seguido pela produtora cultural Marcela Bueno, abordando o "Engajamento musical na internet".

O propósito dessas atividades é revitalizar a articulação em rede entre festivais, produtores e artistas, especialmente no interior, visando a construção de um circuito musical independente e robusto no estado.

PENA SCHMIDT

Pena Schmidt (Augusto José Botelho Schmidt) é um produtor musical nascido em 1950, em Taubaté. Foi executivo da Warner Music e responsável pelo surgimento de bandas como Titãs, Ira!, e Ultraje a Rigor. Fundou o selo independente Tinitus, presidiu a Associação Brasileira de Música Independente, e dirigiu o Auditório Ibirapuera e o Centro Cultural São Paulo. Técnico em eletrônica, operou o primeiro sintetizador no Brasil e trabalhou com grandes nomes como Os Mutantes. Atuou em festivais como Hollywood Rock e Free Jazz Festival, além de produzir cerca de 50 discos para várias gravadoras.

 

MINEIRO BEAT

O Mineiro Beat está indo para a sua 3ª edição e se apresenta como um evento já consolidado na cidade de Uberlândia e região. Com programação totalmente gratuita, o festival acontece no Campus Santa Mônica da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, nos dias 14, 15 e 16 e conta com 20 atrações.

O evento começa na sexta-feira (14/6) às 17h, com shows de Rael, Guizo, Jack Will, Genuíno e Dj Kaka. No sábado (15/6), o público poderá curtir performances de Marcelo D2, DJ Sophia, Vaine + Funk-se, Sugar Hill, Imune, Xuxu e Phillipim. O encerramento, no domingo (16/6), contará com apresentações de Gabi, Francisco El Hombre, Karine Telles que convidará Mari Dias, Mari Cunha, Coletivo Carambola, Viniish, Isa Pimenta e Baculê Soundysystem. Nestes dois dias, o início será às 15h.

 

SOM DE MINAS

Diante de todas as transformações no mercado da música e da revolução digital que emerge das novas plataformas de streaming, a música independente precisa se reorganizar. Neste sentido, o projeto Som de Minas visa revitalizar a cena da música independente visando fortalecer a articulação entre bandas, festivais, produtores e artistas mineiros e retomar um circuito de cultura independente em Minas Gerais.

Com o apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes, será realizada uma pesquisa e oficinas no estado de Minas Gerais, além de palestras e uma equipe de cobertura para quatro festivais em diferentes mesorregiões do estado. O projeto visa posicionar a nova cena musical mineira e diminuir as distâncias entre esses artistas e o mercado musical nacional.

SERVIÇO

Local: UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Auditório 5R

Programação: 

Sexta - 14/06 

16h - Lançamento Mapa do Som de Minas

16h30 - Mesa A Música no século XXI
Com Pena Schimdt , Leticia Rezende e Thays

 

Sábado - 15/06

14h - Oficina Música em Rede - A Música no Século XXI
Com Fred Maia

14h - Oficina Gestão de carreira - Como contar melhor a história da sua carreira musical
Com Robson Américo

15h - Oficina Música e as novas plataformas digitais
Com Gian Martins

15h - Oficina Comunicação e Redes Sociais - Engajamento musical na internet
Com Marcela Bueno

Inscrições em: https://rede.florestaativista.org/oportunidade/148/


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUELY NEVES DE ASSIS ARAGAO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp