12/06/2024 às 16h42min - Atualizada em 12/06/2024 às 19h48min

Relacionamento: prepare a ceia e reforce o afeto

Professor de nutrição do UniCuritiba ensina receitas fáceis para celebrar a data mais romântica do ano e explica a conexão entre sabores e sentimentos

Mem Comunicação | UniCuritiba
Marlise Groth Mem
Divulgação | Freepick

A comida e as emoções estão intimamente ligadas. Não é à toa que o Dia dos Namorados é celebrado, na maioria das vezes, com um jantar romântico. O efeito dos alimentos na memória e nos sentimentos é tão real que tem até explicação na ciência.

Em todo o mundo, pesquisadores estudam como os sabores e aromas podem influenciar a saúde, a nutrição, os sentimentos e a memória afetiva. Um deles é o neurologista e psiquiatra Giuseppe Ierace, ex-professor da Universidade de Messina, na Itália.

Para justificar a relação das pessoas com a comida, ele explica que há uma ligação direta entre o chamado lobo límbico – o centro das emoções no cérebro - e o córtex gustatório e olfatório (região que processa odores e sabores).

Segundo o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação – os alimentos desempenham papéis que vão além das funções biológicas e metabólicas da nutrição.

Ele ressalta a importância de considerar aspectos sociais e psicológicos envolvidos nesse processo. "Ao redor da mesa surgem sentimentos como conforto, identidade, prazer e pertencimento. Além disso, preparar uma refeição é um gesto carregado de amor, atenção, carinho e dedicação.”

Todos esses elementos, continua o nutricionista, estão intrinsecamente ligados à alimentação e nutrição eficazes. “É possível desfrutar de uma refeição deliciosa e satisfatória no Dia dos Namorados sem comprometer a saúde ou os objetivos de emagrecimento ou hipertrofia. A exceção, é claro, são as situações de patologias. Nestes casos é importante contar sempre com orientação nutricional.”

 

Relação histórica

A ligação entre alimentos e emoções – que começa na infância, com a amamentação – tem explicações históricas. No passado, as refeições eram baseadas nas necessidades biológicas e de sobrevivência, hoje são movidas também pelo prazer e pelas memórias que são capazes de trazer.

Da receita passada de geração em geração ou das memórias de um doce da infância, o fato é que os alimentos estão diretamente associados às emoções e experiência. Por isso, no Dia dos Namorados, se transformam no ingrediente perfeito para um gesto de romantismo.

Opções para encantar quem você ama

jantar romântico é uma tradição que se consolidou como forma de celebrar o amor e a paixão. Para quem deseja celebrar o amor mas não sabe como, o professor do curso de Nutrição do UniCuritiba, Jhonathan Andrade, dá sugestões fáceis para encantar num jantar.

 

Entrada: Bruschettas de tomate e parmesão

Ingredientes:

·        Fatias de pão italiano

·        Azeite de oliva

·        1 xícara de tomates picados

·        1 dente de alho amassado

·        Folhas de manjericão a gosto

·        Queijo parmesão ralado

·        Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture o tomate picado, o alho e o manjericão. Tempere com sal e azeite. Na assadeira, coloque as fatias de pão e regue-as com azeite. Acomode os tomates temperados sobre a fatia de pão e salpique com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos ou até que o queijo esteja derretido. Sirva em seguida.

 

Prato principal: Nhoque cremoso

Ingredientes:

·        500 gramas de nhoque de batata

·        120g de cogumelos Paris fatiados

·        ½ cebola picada

·        2 dentes de alho picados

·        ½ xícara de vinho branco seco

·        ½ xícara de creme de leite

·        ¼ xícara de parmesão ralado

·        1 colher (sopa) de margarina

·        Sal e pimenta-do-reino a gosto

·        ¼ xícara de salsinha picada

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela grande com água e sal. Espere ferver e coloque o nhoque. Cozinhe conforme as instruções da embalagem. Para o molho, escolha uma frigideira grande. Doure a margarina e adicione a cebola, o olho e os cogumelos. Refogue em fogo médio até que os cogumelos estejam dourados.

Adicione o vinho branco e deixe reduzir (cozinhe por cerca de 2 minutos). Adicione o creme de leite, o parmesão ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Baixe o fogo e deixe o molho ferver por 5 minutos (ou até engrossar).

Escorra o nhoque e adicione-o à frigideira com o molho. Misture bem e cozinhe por mais dois minutos (apenas para aquecer o nhoque). Retire do fogo, finalize com a salsinha picada e sirva.

 

Sobremesa: Brownie

Ingredientes:

·        250g de chocolate meio amargo

·        250g de manteiga

·        200g de açúcar

·        100g de farinha de trigo

·        ½ colher (café) de sal

·        4 ovos

Modo de preparo:

Misture o açúcar, a farinha e a pitada de sal. Reserve. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Depois, junto os ovos (um por vez). Misture bem. Em seguida, acrescente os ingredientes secos, mexendo delicadamente.

Coloque a massa em uma forma untada e asse em forno médio (170º C) até que esteja firme (aproximadamente 35 minutos). Para confirmar se está no ponto, aperte o bolo com o dedo indicador e, se ele voltar ao formato original, está pronto. Se preferir, sirva com uma bola de sorvete de creme.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

 Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

 Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARLISE GROTH MEM
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp