20/06/2024 às 15h25min - Atualizada em 20/06/2024 às 17h27min

Cubo for Investors completa um ano com resultados expressivos

Comunidade do Cubo Itaú dedicada a fundos de venture capital chega a 16 gestoras, com mais de US$3 bilhões sob gestão

TEXTUAL COMUNICAÇÃO
Divulgação Cubo Itaú

São Paulo, junho de 2024 O Cubo for Investors, comunidade do Cubo Itaú dedicada a fundos de venture capital, completa um ano de atuação com grandes resultados. Atualmente, o pilar conta com 16 gestoras, que gerenciam mais de US$3 bilhões no total, sendo quatro delas baseadas internacionalmente. No início do projeto, a comunidade era composta por sete fundos.

A evolução demonstra o apetite de gestores emergentes e fundos internacionais por apoio e conexões estratégicas na jornada de fomento ao empreendedorismo tecnológico na América Latina. Um exemplo do auxílio dado às gestoras é o progresso na expansão da rede de investidores institucionais da comunidade, que hoje conta com mais de 50 limited partners (LPs) mapeados..

A geração de conexões entre players do ecossistema também é um foco importante. No primeiro trimestre de 2024, a comunidade gerou pelo menos uma reunião para 65 startups diferentes, além de engajar 31 fundos distintos.

Entre os casos de sucesso da comunidade estão a SaaSholic, que captou seu fundo com oversubscription e investiu em startups do Cubo, além da HiPartners, que tornou o Cubo Retail a "casa" deles e de suas investidas. 

A Bewater é um dos parceiros mais recentes do Cubo for Investors. O fundo investe em startups que se encontram no chamado “midstage growth” e chega em um momento de maturidade da comunidade de startups do Cubo, que completa nove anos em breve. “Esse período de quase dez anos da comunidade é quase um ciclo completo quando olhamos para o setor de tecnologia e inovação. A chegada da Bewater reforça a evolução do ecossistema e a preparação para um novo ciclo, agora composto por startups em momentos distintos de trajetória”, ressalta Marcella Falcão, Head de Growth do Cubo Itaú.

Como próximos passos, o objetivo é ampliar a comunidade para cerca de 20 gestoras, mantendo o foco nesse perfil e contando diferentes histórias de sucesso. O Cubo for Investors já tem uma lista de espera de, ao menos, 40 fundos com interesse na associação.


Sobre o Cubo Itaú

Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú está sediado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 500 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 25 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, Suzano, Dexco, MPD, Cargill, Eventim Brasil, Visa, Saint-Gobain, ConectCar, iCarros, Wilson Sons, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil, International School, IGA, TIM, Stellantis, Jaguar Land Rover, Oxygea, Prudential, Fundo Vale, NTT Data Brasil e Wayra Brasil. Soma-se a isso a presença de uma comunidade dedicada a Investidores como Antler, BID Lab, HiPartners, Latitud, Norte, SaaSholic e Upload com apoio da LAVCA, abvcap e Emerging Venture Capital Fellows, além de parceiros estratégicos, como Instituto Caldeira, FM/Derraik, Abstartups, Innoscience, entre outros. Mais informações podem ser encontradas em: Link.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUANA FRANCISCA ARAUJO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp