01/07/2024 às 20h30min - Atualizada em 01/07/2024 às 23h33min

Cabeamento e Instalações: norma inédita para redes POLAN será apresentada em congresso do NETCOM 2024

Recém-publicada, a ABNT NBR 16869-5:2024 é a única no mundo que trata da infraestrutura do cabeamento óptico para redes ópticas passivas locais (POLAN). A segunda edição do Congresso RTI Cabeamento e Instalações será realizada em 7 de agosto no Expo Center Norte (São Paulo)

DENISE MARSON | ASSESSORIA DE IMPRENSA DO NETCOM 2024
Izilda França/Divulgação

São Paulo, 26 de junho de 2024 - Pioneira em nível mundial, a norma ABNT NBR 16869-5:2024 será detalhada por especialistas na 2ª edição do Congresso RTI Cabeamento e Instalações, a ser realizado em 7 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Com o título de “Cabeamento Estruturado – Parte 5: Redes Ópticas Passivas – Topologias de Distribuição, Configurações e Modelos de Ensaios para Canais e Enlaces Ópticos”, a norma foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 29 de abril deste ano após o encerramento do período de Consulta Nacional. 

“É um tema que desperta o interesse dos profissionais que trabalham com redes passivas em hotéis, hospitais e universidades, por exemplo. Por não haver normalização em nível mundial, esta norma será referência no mercado para projeto, testes e dimensionamento desta infraestrutura”, explica o engenheiro eletricista Paulo Marin, doutor e mestre em engenharia elétrica em interferência eletromagnética e propagação de sinais. 

Membro sênior do IEEE, consultor e autor de livros técnicos, Marin acumula mais de 30 anos de experiência no setor de TI e telecomunicações. Coordenador do Congresso RTI de Cabeamento e Instalações, coordena a comissão de estudos da ABNT que concebeu a nova norma. “Hoje o profissional tem um documento normativo para projetar uma distribuição PON. Antes ele dependia exclusivamente da orientação de um fabricante. Agora é possível saber como fazer isso independentemente da solução adotada”, comemora. 

Para esclarecer todos os pontos da norma, foi escalado o especialista em cabeamento estruturado Emilio Scalise Filho, CEO e fundador da TellNet. Formado em Administração de Empresas, Economia e Redes de Computadores, atua como instrutor certificado por vários fabricantes e professor universitário. O conteúdo será abordado na palestra que abre o congresso, intitulada “Conheça a nova norma brasileira para redes POLAN: a ABNT NBR 16869-5:2024”

Cabeamento em edificações históricas

Recentes incêndios em prédios históricos e museus alertaram o poder público para a importância da atualização da infraestrutura elétrica deste tipo de edificação. Este trabalho envolve, entre outras dificuldades, o desafio de realizar as instalações sem danificar as estruturas. Os complexos processos que envolvem a atividade serão detalhados na palestra “Integrando tecnologia em patrimônios históricos: desafios na instalação de cabeamento em edificações históricas”, conduzida pela engenheira industrial elétrica Erika Esteves Lasmar, da Lasmar Engenharia e Consultoria. 

Doutoranda e Mestre em georreferenciamento como ferramenta de análise de risco de incêndio em Patrimônio Cultural Edificado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Erika trabalha com a implementação da automação elétrica em edifícios tombados.

Segundo o coordenador Marin, esta palestra será uma oportunidade para se conhecer mais sobre um nicho de mercado ainda pouco explorado. “Os profissionais que trabalham com infraestrutura predial podem pensar em potenciais clientes e conhecer maneiras novas de lidar com problemas como a necessidade de não se poder deixar instalações aparentes até os limites a serem definidos pela arquitetura”, explica. 

Categoria 6 ou 6A: qual a melhor opção de cabeamento?

Com o objetivo de oferecer maior capacidade de transmissão, o cabeamento categoria 6A – com largura de banda ampliada – tem sido amplamente divulgado no mercado. Mas em quais situações o seu uso é realmente benéfico? Quem responderá a esta pergunta será o coordenador do congresso Paulo Marin na palestra “Categoria 6A: para que serve e para onde vai”, que fecha a programação. “Vamos analisar as especificações da categoria 6 aumentada para entender qual deve ser a real utilização, baseada em suas características técnicas e nos argumentos de fabricantes para a promoção de soluções Cat. 6A”. 

O tema da Internet das Coisas (IoT) também será abordado no contexto do cabeamento estruturado. Christiano Finamore, CTO da empresa XRIoT, terá a missão de abordar a integração desta tecnologia com as instalações convencionais na palestra “IoT e cabeamento estruturado: como convivem essas tecnologias”. 

Formado em engenharia mecatrônica e administração de empresas com mais de 30 anos de experiência em sistemas de automação, Finamore mostrará que o cabeamento convencional, de cobre, ainda deverá coexistir com os novos meios. Por isso, os profissionais da área precisam saber não apenas como implementar o IoT no cabeamento, mas também aprender a conciliar as duas tecnologias. Com esse intuito, o profissional irá apresentar topologias, configurações e protocolos que podem ser aplicados nestes casos. 

Também com uma abordagem prática, voltada à aplicação no dia a dia por instaladores e projetistas, Marcelo Barboza, CEO da Clarity Treinamentos, ministrará a palestra “Padrões Ethernet em fibras ópticas e especificações: como escolher a fibra certa”. Atuando há mais de 25 anos como instrutor, consultor e auditor de infraestrutura física de comunicações e data centers, o profissional irá esclarecer dúvidas relacionadas, por exemplo, à quantidade de fibras necessárias dependendo do padrão adotado e da norma associada a ele. “Este tema foi sugerido pelo Marcelo baseado em sua vivência nos treinamentos, quando responde a muitas dúvidas sobre esses assuntos”, justifica Marin. 

Assim como a IoT, a automação predial precisa estar integrada ao cabeamento, como irá mostrar a palestra “A chave para a excelência: projetos bem executados em automação predial”, que será ministrada pelo engenheiro Roberto Luigi Bettoni, CEO da Bettoni Automação e Segurança. “O cabeamento estruturado foi criado para atender a todas as necessidades das telecomunicações. Por ser padronizado e estar vinculado a uma topologia, a integração com a automação é mais fácil”, explica o coordenador do congresso.


2° Congresso RTI Cabeamento e Instalações - Programação completa

 

13h30 - 14h15: Conheça a nova norma brasileira para redes POLAN: a ABNT NBR 16869-5:2024 - Emilio Scalise, Tellnet Tecnologia de Redes

 

14h15 - 15h00: A chave para a excelência: projetos bem executados em automação predial - Roberto Luigi Bettoni, Bettoni Automação e Segurança

 

15h00 - 15h45: IoT e cabeamento estruturado: como convivem essas tecnologias - Christiano Finamore, XRIoT

 

15h45-16h15 - Intervalo

 

16h15 - 17h00: Integrando tecnologia em patrimônios históricos: desafios na instalação de cabeamento em edificações histórias - Erika Lasmar, Esteves Lasmar Engenharia e Consultoria

 

17h00 - 17h45: Padrões Ethernet em fibras ópticas e especificações: como escolher a fibra certa - Marcelo Barboza, Clarity Treinamentos

 

17h45 - 18h30: Categoria 6A: para que serve e para onde vai - Paulo Marin, Consultor ICT & Telecom

 

Sobre o NETCOM

Em sua 11ª edição, o NETCOM é o ponto de encontro dos profissionais de infraestrutura de redes, cabeamento e telecom, reunindo feira e congressos técnicos em um mesmo ambiente. Em 2024 o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto – no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo – com uma programação que abrange toda a cadeia produtiva do segmento, incluindo indústria, distribuidores, instaladores, operadoras, data centers, provedores de Internet e usuários corporativos de TI.

Especialistas, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado compartilharão seus conhecimentos, por mais de 30 horas, nos congressos que compõem o evento: 2° Congresso RTI de Fibra Óptica; 14° Congresso de Provedores de Internet; 15° Congresso RTI de Data Centers; 2° Congresso de Cabeamento e Instalações e 3° Workshop de Compartilhamento de Postes. 

Entre as questões técnicas, serão abordadas novas normas de segurança de instalação, estratégias de migração de redes e desenvolvimentos de padrões abertos, inteligência artificial, IoT – Internet das Coisas, 5G e a gestão dos provedores de Internet em um ambiente competitivo e cada vez mais consolidado.

Em uma área de exposição de 10.000 m², serão reunidos mais de 180 expositores nacionais e internacionais que apresentarão seus produtos e tecnologias. Os organizadores esperam receber 2.000 congressistas e 8.000 visitantes nos três dias de evento.

O NETCOM é uma realização da Aranda Eventos, empresa com 30 anos de experiência na organização e coorganização de eventos como as feiras e congressos Intersolar South America, Data Centers e Provedores de Internet. 

A promoção e a curadoria de conteúdo contam com o suporte da revista RTI - Redes, Telecom e Instalações, primeira revista direcionada aos profissionais de infraestrutura de redes e telecom lançada em 2000 pela Aranda Editora. O evento também conta com a parceria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e das associações Associação Brasileira de Data Center (ABDC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest), Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Engenharia das Comunicações e Infraestrutura (Aberimest), Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud (Abracloud), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti), Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) e União Brasileira dos Integradores de Soluções de Engenharia (UBIC).

 

Serviço

 

2° Congresso RTI Cabeamento e Instalações

7 de agosto de 2024, das 13h30 às 18h30

 

NETCOM 2024

5, 6 e 7 de agosto

Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. São Paulo-SP

Feira: 12h às 20h

Congressos: 13h30 às 18h30

Inscrições gratuitas pelo site www.netcom2024.com.br


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DENISE BARBOSA MARSON
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp