10/09/2021 às 13h44min - Atualizada em 10/09/2021 às 16h57min

Plantas na decoração: saiba como usá-las para trazer leveza e tranquilidade aos ambientes

Arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, dá dicas de como preparar um “urban jungle” e de como esses toques contribuem para um charme especial e bem-estar dos moradores

SALA DA NOTÍCIA Aline Silva
Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, muitos brasileiros tiveram que migrar as atividades de trabalho, estudos e lazer para dentro de casa. Assim, ter um lar tranquilo e aconchegante ganhou ainda mais importância e muitas pessoas buscaram isso mudando a decoração. Segundo um levantamento realizado pela rede social Twitter, no começo da crise sanitária, as buscas relacionadas à decoração cresceram 30%. Já as pesquisas por projetos DIY (faça você mesmo) tiveram aumento de 112%.

Uma das alternativas adotadas por aqueles que buscam maior aconchego foi dedicar tempo ao cuidado de plantas e torná-las peças importantes da decoração. Para se ter sucesso com essa ideia, é preciso entender qual espécie combina mais com o estilo de cada ambiente. “Antes de acrescentar plantas ou flores em um cômodo, deve-se avaliar a adaptação delas na área escolhida e qual espécie se encaixa melhor no estilo de vida do morador”, orienta Renata Pocztaruk, arquiteta e CEO da ArqExpress, plataforma de arquitetura e decoração.
Renata dá algumas dicas para inspirar quem ainda pretende aderir ao verde natural na decoração de casa:

Plantas em vasos, sim: os vasos são ótimas escolhas. A diversidade de tamanhos, modelos, cores e texturas pode agradar a todos os tipos de decoração e pessoas. Se o cômodo for amplo, invista nos vasos grandes. Para um toque mais singelo, vale acrescentar o objeto em cima do móvel de destaque.

Ambientes para estar e jantar: para aqueles que gostam de receber os amigos em casa, as salas de estar e jantar são lugares propícios para esse toque de receptividade. A dica é posicionar a planta entre os sofás ou no canto da mesa. “Esse movimento proporciona elegância, frescor e aquela pitada tropical, principalmente quando a folhagem é extensa, até o teto”, sugere a CEO.

Um toque de cor: as cores são sempre boa opção na decoração, pois endossam ainda mais a energia de brasilidade. Vale apostar na combinação de tons quentes e uma planta acomodada em cachepô de palha.

Plantas pintadas, folhas emolduradas: para quem não consegue estabelecer uma rotina de cuidados com plantas, há outras formas de adotar o aspecto natural, como investir em quadros de plantas pintadas ou molduras de folhas. “Existem inúmeras telas que reproduzem plantas, para quem tem pouco espaço ou tempo de cuidar, e essa solução também contribui para o aspecto de relaxamento e paz no lar”, finaliza Renata.

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp