Referência no mercado de casa e decoração da América Latina, a 13ª edição da ABCasa Fair abre suas portas mais uma vez para apoiar projetos sociais voltados ao desenvolvimento de artesãos de diversas comunidades em todo o Brasil. Em parceria com a Suzano Papel Celulose, a iniciativa tem como objetivo promover novas oportunidades de negócios para esses profissionais e a conexão com compradores e potenciais parceiros nacionais e internacionais.
Este já é o quinto ano consecutivo que a feira reserva um espaço exclusivo para a exposição dos projetos. Já são sete marcas confirmadas: Extrativismo Sustentável no Maranhão (MA); PINDOWA (MA), Mãos que Valem (SP); Cerâmica Vargem do Tanque (SP); Artesanato de Suzano (SP); Gestores da Moda (SP) e ACLAMS (MS).
Os artesãos do grupo Artesanatos de Suzano fazem parte de uma iniciativa conjunta do Poder Executivo da Prefeitura de Suzano, a Suzano Papel e Celulose, e o Sebrae, reunindo talentos independentes que representam as tradições e a cultura do Alto Tietê.
“Atenta à inclusão social, estamos muito orgulhosos em poder oferecer em mais uma edição da ABCasa Fair um espaço que conecta artesãos com profissionais e lojistas do Brasil e do exterior. Como Associação, representamos todo o mercado, desde o microempreendedor até as grandes indústrias e exportadores, e o nosso objetivo é proporcionar oportunidades de negócios para todos”, afirma Eduardo Cincinato, Diretor-Presidente da ABCasa.
Sobre as marcas participantes:
Extrativismo Sustentável no Maranhão (MA): Projeto de impacto socioambiental e econômico, na Mesorregião Oeste Maranhense, cujo alicerce é o extrativismo sustentável com geração de renda. Realizado por grupos com sua maioria as quebradeiras (ou filhas de quebradeiras) de coco babaçu. Atualmente, envolve 52 artesãos, em 10 Comunidades, em 5 municípios. Entre os produtos produzidos, estão os sabonetes (barra e líquidos); biojoias; produtos biodecor; luminárias (cerâmica e sementes ou madeiras de reusos); souplats (crochê, sementes e fibras naturais); cestarias; outros acessórios, em geral.
PINDOWA (MA): O PINDOWA nasceu em 2019 da parceria entre a Suzano e artesãos extrativistas da Estrada do Arroz. A rede, vinculada à Cooperativa de Extrativistas e Agricultores Familiares da Estrada do Arroz (COOPEAFE), reúne produtos oriundos de 7 marcas de comunidades do Maranhão e Tocantins. Produzem móbiles, luminárias, caminhos de mesa, porta-chaves, entre outros.
Mãos que Valem (SP): O projeto reúne mãos habilidosas e corações encantados pelo artesanato autoral. Através do bordado, pintura manual, crochê e costura, transformam as inspirações vale paraibanas em produtos. Produtos expostos: almofadas, bastidores, pano de prato, porta óculos e carteirinhas.
Cerâmica Vargem do Tanque (SP): Inspirados na técnica da cerâmica polida, de baixa temperatura, o grupo dos ceramistas nasceu da intenção em resgatar a tradição da cerâmica primitiva nas comunidades rurais. Principais produtos: canecas, copos, artigos para decoração, pratos e xícaras.
Gestoras da Moda (SP): O programa fomenta a capacitação profissional em costura e o empreendedorismo, a partir de uma metodologia que incentiva os participantes a criarem ou ampliarem seus negócios. Entre os diversos produtos desenvolvidos estão: Descanso de panela, pegador de panela, cobre jarra, toalha de chá, guardanapos, kit lavabo, caminho de mesa, pano de prato, lugar americano.
Artesanato de Suzano (SP): O grupo reúne artesãos e artesãs da cidade de Suzano em variados estilos e técnicas de artesanato, incluindo trabalhos com linha, costura, marcenaria, pintura e vidro. Produzem artigos de decoração e presentes.
ACLAMS (MS): Fundada em 2019, visa desenvolver o artesanato de forma integrada, valorizando a identidade cultural das comunidades e melhorando a qualidade de vida e a geração de renda. Produzem costura, tapetes, ecobags, pelúcias da fauna local, saboaria, canecas, itens personalizados e outros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA FEREZIN MARTINS
[email protected]