10/09/2020 às 14h45min - Atualizada em 08/10/2020 às 11h46min

Confira as principais tecnologias automotivas para oficinas mecânicas

Isabela Brito Lopes
A implementação de novas tecnologias vem modificando o mundo todo. As próprias oficinas mecânicas mudaram muito nas últimas décadas e passaram a ser vistas como centros de soluções automotivas. E para sobreviver às exigências do mercado, é preciso aliar-se à tecnologia para se destacar no setor. Portanto, Alexandre Feletti Dias, Gerente de Operações da DPK, apontou quais são as inovações que você deve ter em seu negócio para facilitar sua rotina e padronizar seus processos, gerando eficiência e economia no planejamento. Assim, também diminuindo a margem de erros e de prejuízos que podem ser evitados.

Scanner Automotivo
A injeção eletrônica é uma das maiores conquistas tecnológicas da indústria automotiva. Hoje, todos os veículos são produzidos com esse sistema que é capaz de monitorar o funcionamento do carro por meio de módulos e sensores, proporcionando um controle mais preciso e eficiente. Quando estes sensores identificam algum problema, a luz da injeção eletrônica acende no painel e é a partir de então, que o motorista deve ficar atento. O scanner automotivo lê os dados do sistema, reconhece e soluciona o erro.

Reprogramação Eletrônica
A reprogramação é uma outra tecnologia ligada a injeção eletrônica. Ela também é conhecida como chip de potência, pois tem o objetivo de melhorar o desempenho do motor. Isso é possível pela modificação dos parâmetros originais do sistema do veículo, fazendo com que ele opere com outras características. Além de deixar o carro mais potente, as atualizações trazidas pela reprogramação eletrônica promovem melhor dirigibilidade, conforto e segurança.

Catálogos Online
Uma outra opção tecnológica disponível, são os catálogos online. Aqueles de papel foram substituídos por ferramentas que economizam tempo e dinheiro. Através destes catálogos, os proprietários conseguem pesquisar peças e fechar orçamentos de maneira mais rápida. Além disso, os manuais técnicos também podem ser consultados na internet. O KDaPeça, por exemplo, é um portal de serviço completo para o cliente, sendo a forma mais fácil e rápida de comprar produtos automotivos. Criado pela DPK, Distribuidora de peças automotivas, o portal é voltado para proprietários e gestores dos varejos de autopeças.

Software para Gestão da Oficina
Os softwares para gestão auxilia no registro e controle das funções da oficina. É possível acompanhar as entradas e saídas de dinheiro, gerir os fornecedores e até mesmo o estoque. Atualmente, o mercado dispõe de softwares de gestão já formatados ou conta profissionais para montar um programa personalizado que considere as particularidades do seu negócio.
 
 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp