A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, anuncia a inauguração do Laboratório de Manutenção de Motocicletas, no Centro de Excelência em Mobilidade do Senai Vitória–ES.
O novo laboratório, equipado com motocicletas e ferramentas fornecidas pela Yamaha, utiliza a metodologia técnica desenvolvida pela empresa e busca reproduzir o ambiente de oficina, com a identidade visual da marca, para simular condições reais de trabalho.
“Como a primeira fabricante de motocicletas no Brasil, estamos orgulhosos de compartilhar nosso conhecimento ao formar o instrutor na metodologia técnica da Yamaha, para ser propagada entre os mecânicos de nossas concessionárias da região e à comunidade", comemora Cintia Rosanova Faccin, gerente da Universidade Yamaha.
Crescimento do mercado
Nos últimos quatro anos, o mercado brasileiro de motocicletas cresceu 63,5%, com a produção saltando de 962 mil unidades, em 2020, para 1,573 milhão, em 2023. O avanço reflete o papel estratégico das motocicletas na logística urbana (serviço de delivery) e a popularidade nas grandes cidades devido à agilidade, flexibilidade e baixo custo de aquisição e manutenção.
"Em resposta a esta expansão, a Yamaha mantém a diretriz de garantir qualidade em todos os níveis da experiência do motociclista, desde a compra e condução até o pós-venda. Parte desse compromisso envolve a responsabilidade social da organização, evidenciada por apoio a projetos educacionais e de capacitação técnica, como este do Senai Vitória, com foco no diagnóstico e manutenção, área essencial para qualidade do produto e fidelização do cliente. A Yamaha acredita que investir em educação é investir no futuro do mercado e está orgulhosa de ajudar a formar novos profissionais capacitados", afirma Afonso Cagnino, gerente de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Yamaha Motor do Brasil.
Sobre a Yamaha
A Yamaha iniciou as operações no Brasil na década de 1970, inaugurando sua primeira fábrica em Guarulhos, uma das primeiras subsidiárias da empresa fora do Japão. Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com cerca de 559 concessionárias, empregando mais de 4 mil funcionários diretos.
A sede administrativa do grupo está localizada no complexo Cidade Jardim, na capital paulista. O centro logístico e o laboratório de tecnologia estão situados em Jandira, na Grande São Paulo, enquanto o centro de treinamento está estabelecido no complexo Imigrantes, em Diadema (SP). Além disso, em Manaus (AM), estão os 17 galpões fabris distribuídos em uma área construída de 125 mil metros quadrados.
O Grupo Yamaha Motor do Brasil é composto por oito empresas: Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Motor da Amazônia, Banco Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Administradora de Consórcio, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros, Yamaha Motor Componentes da Amazônia, Yamaha Motor do Brasil Logística – Yamalog e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZI MAYUMI CORREA
[email protected]