O Startups Connected – Economia Circular BASF está com inscrições abertas para startups até 6 de setembro. O programa é uma iniciativa de inovação aberta promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK SP) e visa conectar a associada ao ecossistema de startups, para cocriar soluções inovadoras em economia circular, contando com a parceria do onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF.
Poderão participar do programa startups que desenvolvam soluções inovadoras para a economia circular relacionadas às diversas áreas estratégicas da empresa, como agricultura, energia, plástico, nutrição e produtos farmacêuticos. O programa é voltado a três eixos temáticos: matérias-primas circulares, novos ciclos de materiais e novos modelos de negócios.
“Além da economia circular ser uma abordagem fundamental para as nossas operações, o projeto está totalmente alinhado com os objetivos da BASF de promover o uso de recursos renováveis, melhorar a reciclagem e estabelecer novos ciclos de materiais. Com isso, queremos atrair as melhores soluções que abrangem desde a origem dos materiais até o desenvolvimento de novos modelos de negócios, incluindo a possibilidade de soluções digitais”, comentou Ornella Nitardi, head de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para a América do Sul na BASF.
Para participar as startups devem possuir uma ou mais soluções de economia circular que atendam, no mínimo, um dos três eixos temáticos do programa; ter ao menos uma prova de conceito, protótipo ou MVP (TLR 3+); estar sediada no Brasil; ser composta de pelo menos três pessoas com no mínimo 18 anos; e concordar com a inclusão das informações no diretório virtual da empresa.
Durante o módulo de composição do Diretório Virtual, as startups serão inseridas no ecossistema de inovação e sustentabilidade da BASF e do onono, além de terem a possibilidade de participar em atividades como workshops, eventos e matchmakings com participação em iniciativas de cocriação. Em um segundo momento, as startups selecionadas a partir do diretório participarão de uma imersão para preparar propostas de projetos a serem cocriados, caso avancem para a etapa de aceleração do programa.
"A inovação aberta é uma força motriz essencial para o crescimento sustentável já que impulsiona a criação de soluções mais eficientes e disruptivas. Ao conectar empresas já consolidadas no mercado a startups, por meio do Startups Connected – Economia Circular BASF, encorajamos nossas associadas a contribuírem para um futuro mais inovador, sustentável e colaborativo", afirmou Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da AHK São Paulo.
As selecionadas terão a oportunidade de apresentar uma proposta de solução em encontros com a participação de executivos da BASF. Na fase de aceleração acontecerá a cocriação das soluções entre as startups selecionadas e a BASF, com o suporte da AHK São Paulo por meio de workshops, mentorias e acompanhamento quinzenal especializado.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA CASTRO PEREIRA CRESCENCIO [email protected]