São Paulo, 13 de Agosto de 2024 – The Chemours Company ("Chemours") (NYSE: CC), empresa química global com posições de liderança no mercado em Tecnologias de Titânio, Soluções Térmicas & Especializadas e Materiais de Desempenho Avançado, foi escolhida pela Klimatix, empresa brasileira pertencente ao Grupo Mecalor, para o desenvolvimento da sua linha de produtos com fluidos refrigerantes de menor impacto ambiental, nomeadamente dos novos chillers VLC (Variable Load Chiller), destinados ao arrefecimento de água utilizada em sistemas de ar condicionado e tratamento de ar, em unidades desenvolvidas para um funcionamento contínuo, confiável e de longa vida útil.
A tradição encontra as novas tecnologias
Com mais de 60 anos de experiência no setor de refrigeração e ar-condicionado, a empresa é especializada na produção de chillers para data centers, indústrias, prédios comerciais, shoppings e hospitais. Além da forte presença no mercado brasileiro, vem expandindo sua atuação pela América Latina, especialmente no México.
A nova linha de chillers de capacidade variável, desenvolvida em parceria com a Chemours, tem baixo potencial de aquecimento global (GWP), alia tecnologia e sustentabilidade e substitui fluidos refrigerantes mais antigos, ainda muito utilizados na indústria brasileira de ar-condicionado, mas que estão em processo de descontinuação, como o R-22, um hidroclorofluorcarbono (HCFC) com potencial de destruição da camada de ozônio, que já tem prazo para ser banido de acordo com o Protocolo de Montreal, e o R-410A, um hidrofluorcarbono (HFC) com alto potencial de aquecimento global, que terá seu uso regulamentado pela Emenda de Kigali.
Equipamentos mais flexíveis e sustentáveis
A solução, desenvolvida em parceria com a Chemours, foi a produção de novos equipamentos utilizando o Opteon™ XL41, fluido refrigerante de última geração, à base de hidrofluorolefina (HFO), que não degrada a camada de ozono e tem um GWP muito baixo, 78% inferior ao R-410A. Com esta inovação, a nova linha de chillers VLC combina a gestão de várias unidades para otimizar a capacidade de refrigeração disponível com a procura de carga térmica, levando a eficiência energética ao máximo.
"O compromisso da Klimatix com a inovação, a eficiência energética e, consequentemente, a sustentabilidade no mercado de ar-condicionado são os pontos-chave da parceria com a Chemours no projeto", afirma George Szegö, CEO da Klimatix. "Conseguimos ser pioneiros na produção de equipamentos com baixo impacto ambiental e alta confiabilidade para atender o mercado de ar-condicionado", completa.
Além de compacto e de fácil instalação e manutenção, o equipamento conta com automação do sistema de água gelada e das bombas, além de um sensor de vazão integrado que garante um funcionamento confiável em todos os momentos. O resultado foi o desenvolvimento de um equipamento de alta eficiência energética, com grande vantagem competitiva pela flexibilidade de combinação de unidades com 15 toneladas de refrigeração (TRs) e 18 TRs que atendem a demandas maiores, possibilitando a interligação de até 14 máquinas, atingindo até 250 TRs de capacidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAMARIS LUCINDA LEITE DE SOUZA [email protected]