06/09/2024 às 12h03min - Atualizada em 09/09/2024 às 23h42min

Transformação digital conduzida pela SoftDesign impulsiona inovação e cria novas oportunidades de receita para a Liberum Ratings

Parceria melhora eficiência e escalabilidade, democratizando o acesso a dados de mercado de classificação de riscos de créditos

CARLOS ALONçO
Divulgação

A SoftDesign, empresa global de desenvolvimento de software, é parceira da Liberum Ratings, segunda maior agência de classificação de riscos de crédito do Brasil, em seu projeto de transformação digital. A criação de um novo sistema backoffice aumentou a precisão das análises, a escalabilidade das operações e abriu a possibilidade de novas fontes de receita, democratizando o acesso a dados cruciais para o mercado de capitais brasileiro.

A Liberum Ratings enfrentava desafios com um sistema legado, que  não favorecia o crescimento e a eficiência da operação. Para desenvolver um novo sistema core, fechou uma parceria com a SoftDesign, com o objetivo de melhorar a velocidade e precisão das análises, além de ampliar a capacidade de escala e visualização de dados. 

"Nosso objetivo era permitir que a Liberum Ratings não apenas mantivesse sua excelência nas análises, mas também explorasse novas oportunidades de mercado", explica Osmar Pedrozo, CEO da SoftDesign.

A equipe da SoftDesign, composta por Product Manager, Designer e Desenvolvedores, conduziu uma série de entrevistas qualitativas com os times internos e sócios da Liberum Ratings, além de pesquisas de mercado, para mapear as necessidades específicas da agência antes do desenvolvimento. As melhorias incluíram aumento na velocidade de processamento de documentos, padronização da informação, gestão de dados e escalabilidade. 

"Essa transformação digital nos permitiu, além de melhorar aquilo que já fazíamos todos os dias, criar outras fontes de receita sem perder o foco. Conseguimos escalar nosso negócio com o novo sistema ", afirmou Décio Bapttista Santos, Co-founder e Diretor Comercial da Liberum Ratings. 

O novo sistema permitiu que os dados fossem visualizados e analisados de uma nova forma, além de aumentar a velocidade das análises: o tempo de importação de dados reduziu 75%. Com informações complexas sendo avaliadas de forma ágil, a Liberum Ratings percebeu que tinha em mãos a possibilidade de construir um novo produto, a plataforma Liberum Science.

Plataforma Liberum Science

A plataforma Liberum Science foi criada para facilitar o acesso a informações públicas do mercado de capitais brasileiro, permitindo aos usuários antecipar tendências e identificar oportunidades com análises abrangentes de FIDC’s (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), no campo do Data Science. 

“Com um painel de indicadores e métricas que auxiliam na tomada de decisão, é possível democratizar as informações do mercado de FIDC’s, que até pouco tempo eram inacessíveis. Entregamos dados confiáveis e dashboards centralizados de forma segura e eficiente, impulsionando a Business Intelligence na Liberum Ratings", acrescentou Eduardo Ughini, Product Manager da SoftDesign. 

“A transformação digital liderada pela SoftDesign não apenas aprimorou a eficiência operacional da Liberum Ratings, mas também inovou o mercado ao disponibilizar dados qualificados para investidores, administradores de fundos, gestores e family offices em uma única plataforma", destacou Maurício Bassi, Co-founder e Diretor Técnico da Liberum Ratings.

Segundo o Diretor Técnico, a parceria os capacitou a criar outros produtos internamente, demonstrando a capacidade dos times das empresas trabalharem juntos, de forma multidisciplinar. “Os times da SoftDesign trabalham de forma missionária e estão deixando um legado de conhecimento positivo para a nossa companhia”, completa.  

A parceria entre SoftDesign e Liberum Ratings continua, agora com um projeto de Machine Learning para aprimorar o Liberum Science e reduzir tempo e custos operacionais.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS ALBERTO ALONÇO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp