08/09/2020 às 18h09min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

4 dicas para deixar o ambiente ventilado e luminoso

LUCAS WIDMAR PELISARI
SALA DA NOTÍCIA
Ter em casa um ambiente ventilado e uma iluminação na medida certa pode ser a chave para trazer mais saúde e aconchego à sua família. Afinal, a residência é o local em que as pessoas costumam passar uma boa parte do tempo, certo? Então, nada mais importante do que caprichar na hora de montar a decoração do seu lar.
 
Pensando em te ajudar nisso, criamos uma lista com dicas do que há de melhor no mercado, para que o seu cantinho se torne ainda mais agradável. Continue a leitura e aproveite as sugestões!

Como deixar o ambiente ventilado e luminoso

A ventilação ideal no ambiente residencial possibilita que o ar do recinto seja constantemente renovado, melhorando a qualidade de respiração dos moradores. Além disso, as pessoas alérgicas costumam sofrer muito em locais abafados, nos quais a proliferação de fungos e ácaros é maior. Sendo assim, além de gerar mais bem-estar, um ambiente ventilado proporciona também mais saúde para todos.
 
Um ambiente luminoso também ajuda nesse quesito: com relação às alergias. Você sabia que micro organismos, como os ácaros, por exemplo, não gostam de locais com luz? Eles não suportam a luminosidade e escapam para ambientes mais escuros. Então, mais um ponto positivo para ter um ambiente sempre bem arejado e iluminado — principalmente se essa iluminação for de fonte natural.
 
Veja agora algumas sugestões de artigos de decoração e arquitetura que podem auxiliar você a compor um ambiente propício a uma boa ventilação e iluminação.

1. Cortinas de tecido

As cortinas de tecido podem ser um curinga interessante ao criar um ambiente ventilado e luminoso. Com ela, você pode, tanto regular a quantidade de luz externa que permeia o local como também o fluxo de ar que entra na sua casa.
 
Sendo assim, para os quartos da casa, o ideal é comprar cortinas com a opção do blackout, a fim de que seja possível ter um controle maior sobre esse dois fatores. Afinal, apesar de um ambiente luminoso ter as suas vantagens, há pessoas que não conseguem dormir se houver luminosidade no cômodo.
 
Já uma cortina para sala, por exemplo, pode ser feita de material mais leve, já que trata-se de um local em que não há tanta necessidade assim de se controlar a luz e o ar. O bom é que há inúmeras opções de modelos e cores, para combinar perfeitamente com a sua decoração e, ainda, trazer todos os benefícios de um local arejado e com a iluminação ideal.
 
Mas, é importante lembrar que, para utilizar itens como esses em sua decoração, é necessário que periodicamente seja feita a higienização de cortinas. Assim, você as mantém sempre bonitas e limpas!

2. Portas de vidro

As portas de vidro possibilitam que você construa um ambiente luminoso e sustentável. Afinal, com elas, você conseguirá aproveitar a iluminação de outro ambiente — seja interno ou externo. Isso faz com que você seja amigo da natureza e ainda economize na conta de energia!
 
Ou seja, ao instalar uma porta de vidro em sua sala, por exemplo, você contará com um item versátil, que traz também muito estilo ao local.

3. Coifas

As coifas, que também são conhecidas como exaustores, são aparelhos muito úteis ao falarmos sobre a qualidade do ar, principalmente em ambientes menores e sem janelas.
 
A principal função de uma coifa é sugar o ar do ambiente, o que força a troca por um novo e mais puro. Ou seja, com ela, você consegue remover o cheiro forte de fritura, cigarro ou qualquer outro odor indesejado.
 
Isso torna o ar dos locais em que você habita mais puros e apropriados para a respiração. Esse item é bastante usado em estabelecimentos comerciais, mas também existem versões residenciais — menores e com potência na medida certa.

4. Plantas e flores

Além dessas dicas para manter um ambiente ventilado e luminoso, você também pode apostar em plantas e flores para completar o belo visual e deixar os cômodos da sua casa ainda mais agradáveis. Um exemplo de tendência é o arranjo desconstruído na jarra para a decoração da mesa de sala.
 
E, como sabemos, não somente as flores trazem benefícios ao seu lar. Plantas em geral têm o poder de purificar o ar dos ambientes em que elas se encontram. Então, você desfruta de duas vantagens em um único item.
 
Esperamos que nossas sugestões ajudem você a montar um ambiente ainda mais acolhedor, agradável e bonito. Até a próxima!
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp