25/11/2021 às 12h18min - Atualizada em 25/11/2021 às 14h54min

Retorno às aulas: crianças apresentam sérias dificuldades em voltar à rotina pré-pandemia

Pais podem precisar de ajuda para reorganizar a rotina

SALA DA NOTÍCIA RAQUEL RODRIGUES
Pixabay
O período necessário para as aulas remotas foi fundamental para a manutenção da educação durante a pandemia da Covid-19. Apesar das consequências posteriores às mudanças serem desconhecidas num primeiro momento, a rotina incomum foi indispensável. Agora, no entanto, os primeiros reflexos já começam a surgir. Nos consultórios psicológicos, a demanda por atendimento para suporte à rotina de estudos aumentou. “Tornou-se comum ver as crianças com uma certa apatia e desinteresse pelas aulas. Isso acontece em boa parte pelo tempo excessivo de uso de telas de computadores e outros dispositivos”, explica a psicóloga Rosi Alves, da clínica Bem Multiprofissional.
Uma pesquisa encomendada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Lemann e Itaú Social elaborada pelo Instituto Datafolha, divulgada em junho deste ano, mostrou que aproximadamente 40% dos estudantes do ensino fundamental e médio não tiveram percepção de progresso na aprendizagem durante um ano de ensino remoto na pandemia. Foram entrevistados responsáveis por crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos da rede pública de ensino de todas as regiões do Brasil.
A orientação de um profissional especializado é fundamental para ajudar os pais e responsáveis a reorganizar a rotina dos estudantes. “Percebo que as famílias estão com dificuldades para uma reorganização. É um tema sensível porque a intoxicação digital pode trazer vários prejuízos no processo de aprendizado e no desenvolvimento sociointeracional”, detalha.
Os comportamentos também podem ser outros problemas que precisam ser diagnosticados e tratados com precisão para não trazer maiores prejuízos às crianças. É nessa fase que o cérebro está em pleno desenvolvimento. Por isso, é preciso saber se comportamento é manifestação de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia ou até mesmo um estado depressivo. Patologias que podem prejudicar o foco e a atenção para o estudo.
 
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