29/03/2022 às 00h28min - Atualizada em 30/03/2022 às 21h24min

Marcenaria tem motivos para celebrar

Segmento teve crescimento durante a pandemia com reformas domésticas

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Lima
Divulgação
São Paulo, março de 2022 - O segmento de marcenaria se diferencia dos demais por ser um trabalho de certa forma até artesanal, pois permite entregar resultados únicos e personalizados, diferentemente do setor moveleiro, com produção padronizada e em larga escala. 

O modelo milenar da marcenaria na transformação da madeira jamais se desprenderá de suas raízes, mas nem por isso pode ficar preso ao tempo: o setor precisa caminhar nos mesmos passos do mercado, que vive período de intensas modificações, muitas delas positivas no aspecto econômico.

Uma das maiores mudanças dos hábitos das pessoas no Brasil e no mundo foi a redescoberta do lar. A necessidade de isolamento social fortaleceu a relação com a casa, permanecendo mesmo com a flexibilização das regras voltadas ao combate da Covid-19.

Esse comportamento “mais caseiro” aqueceu o setor de marcenaria, assim como todo o setor ligado à construção, e redefiniu a maneira de enxergarmos a residência, que não é mais somente a moradia, se tornando também espaço para trabalho, realização de cursos online e lazer.
Pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) mensura o boom do setor de móveis e vendas de construção na pandemia. O setor de casa e construção foi o que mais atraiu novos empreendedores. O número de unidades de redes franqueadas ligadas a lojas de materiais de construção, móveis e itens de decoração cresceu 36,5% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

Mesmo com a flexibilização no controle ao vírus, o mercado mantém seus olhares direcionados para investimentos em reformas e reparação. A lógica é que em vez de consumir novos produtos, muitos optam por restaurar os seus bens e a marcenaria tem dado valiosa contribuição neste processo.

Na esteira do crescimento da construção e reforma em geral na pandemia, os profissionais do ramo marceneiro dispõem de novas tecnologias de produtos e softwares capazes de prover serviços com otimização de custos e tempo, gerando um melhor aproveitamento de forma geral.

Soluções adesivas de qualidade disponíveis pelo país apresentam eficiência na união de diferentes substratos, com durabilidade e aderência superiores. Investir na aquisição das melhores soluções traz resultado direto na performance e qualificação da imagem profissional, gerando fidelização e recomendação. 

O marceneiro, de forma geral, é um profissional talentoso, com profundo conhecimento sobre todos os tipos de madeira e que trabalha de forma autônoma na grande maioria dos casos. Por isso, recomendo que esse profissional invista no gerenciamento de sua carreira, organizando cuidadosamente sua rotina diária para atender as demandas com excelência e segurança, selecionando as ferramentas, itens de segurança e as tecnologias e softwares que permitirão entregar serviços diferenciados e de qualidade.

*Vitor Cybis, gerente de marketing da Cascola

Sobre Henkel
A Henkel opera globalmente com um portfólio bem equilibrado e diversificado. A empresa ocupa posições de liderança com suas três unidades de negócios tanto em negócios industriais quanto em negócios de consumo graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. A Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos – em todos os segmentos do setor em todo o mundo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. Fundada em 1876, a Henkel relembra mais de 140 anos de sucesso. Em 2021, a Henkel reportou vendas de mais de 20 bilhões de euros e um lucro operacional ajustado de cerca de 2,7 bilhões de euros. A empresa emprega mais de 52.000 pessoas em todo o mundo – uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura da empresa, um propósito comum e valores compartilhados. Reconhecida líder em sustentabilidade, a Henkel ocupa posições de destaque em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice de ações alemão DAX. Para mais informações, visite o site da Henkel.

Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 67 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional.  A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2021, a Henkel alcançou vendas totais de aproximadamente R$ 1,271 milhão no Brasil, com um crescimento orgânico das vendas de 17,7%
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp