08/04/2022 às 17h55min - Atualizada em 08/04/2022 às 19h09min

Índice de intenção de compra nesta Páscoa cai 6,7% em relação a 2021, de acordo com projeção do IBEVAR

Inflação, queda de poder aquisitivo e o fim do auxílio emergencial impactaram indicador neste ano

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes
Projeção realizada pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo indica queda de 6,7% na intenção de compra nesta Páscoa em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa indicou ainda mudança na preferência dos consumidores na escolha de marcas de chocolate e dos ovos.
 
“O aumento da inflação e a consequente diminuição do poder de compra do consumidor são os principais fatores causadores desse cenário. As necessidades e prioridades das pessoas mudaram e, assumindo que os itens sazonais de Páscoa são supérfluos, podem ser deixados de fora dos orçamentos”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
 
A retração de intenção de compra nessa Páscoa reflete também o fim do auxílio emergencial, que impulsionou as projeções do ano passado em relação a 2020. A análise da curva iniciando na pré-pandemia, até 2022 mostra que a intenção de compra havia subido 7,3% na comparação 2018 | 2019 com queda de 48,3% em 2020, com a chegada do novo coronavírus, recuperação de 51,7% em 2021 e novo recuo este ano, refletindo o cenário econômico atual.
 
A pesquisa identifica também mudanças na preferência de marcas de chocolate nesta Páscoa. Após dois anos seguidos como terceira mais escolhida pelo consumidor, a Lacta passa a liderar o ranking, trocando de posição com a Nestlé, enquanto a Ferrero Rocher assume a vice-liderança.
 
A busca por chocolates caseiros manteve-se igual no ranking de marcas e subiu uma posição quando a análise é sobre a escolha de ovos de chocolate. Os produtos caseiros ocupam a quinta posição nos dois rankings. Ferrero Rocher e Oreo seguem como os ovos mais desejados pelo consumidor desde 2019, seguidos de Kinder Ovo, que sobe ao pódio, e Kit Kat, que mantém a quarta posição de escolha há três anos.     
 
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor de varejo. São projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas de Varejo e proporciona a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização reúne mais de 19 mil associados.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp