04/05/2022 às 14h35min - Atualizada em 04/05/2022 às 18h03min

RESGATE UMA PAREDE COM INFILTRAÇÕES E MOFO

Entenda como a impermeabilização pode ajudar a controlar a umidade mantendo a casa sempre bonita e segura

SALA DA NOTÍCIA tiago cazeri
freepik
Conhecidos como grandes vilões de diversas edificações, as infiltrações e o mofo surgem normalmente em locais com grande índice de umidade. Falhas na parte hidráulica, má instalação da caixa d’água, além de rachaduras e fissuras, associadas a falta de uma boa impermeabilização, são os principais causadores de vazamentos, manchas e fungos.
Segundo Emerson Bispo, Coordenador Técnico da Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção civil, essas questões, quando não tratadas, podem trazer diversos problemas para a casa. “Além de danos na estética e acabamento, as infiltrações são capazes de prejudicar a estrutura e provocar curtos-circuitos, comprometendo toda a edificação”, explica.
O especialista sinaliza que, nesses casos, é importante saber qual a origem da umidade, afinal, de nada adianta apenas consertar o problema de forma local se o ambiente continua exposto ao agente que tem permitido que a água vaze. “O primeiro passo é sempre descobrir a causa da infiltração. O problema apenas poderá ser resolvido após uma reforma, impermeabilização e substituição do revestimento, por exemplo. Lembre-se que o melhor momento para evitar tudo isso é ainda na fase estrutural da construção”, assegura.
Sobre o mofo, Emerson destaca que ele costuma surgir em ambientes isolados, fechados ou muito úmidos e a solução, em curto prazo, é sempre abrir janelas e cortinas, permitindo que o sol e correntes de ar entrem na casa para deixá-la arejada. “No caso de paredes manchadas e com bolor por conta de excesso de umidade, também é importante manter o ambiente limpo frequentemente para evitar a proliferação de fungos”, indica.
De acordo com o profissional, evitar infiltrações e mofo é bem mais simples do que combatê-los. “Para impedir que a casa seja invadida por esses problemas indesejados, deve-se fazer a aplicação de impermeabilizantes adequados para cada tipo de superfície previamente. O uso dos produtos e processos corretos protegerá os ambientes a longo prazo evitando que questões desagradáveis aconteçam”, esclarece.

Sobre a Sika
A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos que ocupa uma posição de liderança no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos para fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística. Possui filiais em 100 países e mais de 300 plantas no mundo. Com mais de 25.000 funcionários, gerou vendas anuais de CHF 7,88 bilhões em 2020.
Hoje, a companhia também abrange as marcas BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Qualimassa, Quartzobrás e Quimicryl, oferecendo a solução completa para a obra.
 
Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp