18/05/2022 às 18h13min - Atualizada em 19/05/2022 às 00h00min

Festival Gran Finale de corais infantis e jovens começará em junho

Referência na área de corais no país, o Gran Finale conta com um formato diferente e inovador dos convencionais

Ex-Libris Comunicação Integrada
SALA DA NOTÍCIA Emilly Andrade
Divulgação
A 15ª edição do Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens, evento renomado na área de corais do país e aguardado por toda a classe, acontece entre os dias 2 e 6 de junho e em formato híbrido, representando uma grande novidade desta edição, já que facilita a participação do público de qualquer estado do Brasil, tanto de forma on-line, quanto presencial. A programação do Festival conta com bate-papos, ensaios, workshop e o concerto final (Gran Finale), regido pela competente e tarimbada maestrina americana Ruth Dwyer, no Teatro Bradesco, em São Paulo.
 
O Gran Finale foi contemplado em 1° lugar no Edital ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que fornece incentivo à cultura no estado. Portanto, esta 15ª edição é um número especial para comemorar, principalmente em razão da pandemia da Covid-19, onde os corais passaram por tempos difíceis, dado que é uma atividade feita essencialmente em grupo. Segundo Lilia Valente, organizadora do evento, os regentes tiveram que se reinventar, realizando os ensaios de forma remota e ficando longe dos palcos. "Agora, os coralistas poderão participar presencialmente e estar ou estarem todos juntos novamente, algo que parecia muito distante", conta Lilia.  
 
Inspirado no tradicional festival de corais que acontece no Teatro Carnegie Hall de Nova York, anualmente, o Gran Finale é uma oportunidade única para se comunicar com maestros de destaque no cenário musical, sobretudo pelo repertório distribuído e exclusivo, que contém 13 músicas (duas, três e quatro vozes), com partituras importadas e arranjos brasileiros inéditos. "Os áudios do repertório com as vozes gravadas separadamente serão distribuídos aos participantes inscritos", afirma Lilia Valente.
 
O evento reúne mais de 500 crianças e jovens de corais de todo o Brasil, com o propósito de unir os melhores corais infantis e jovens, fornecer materiais, aprendizados, além de impulsionar, fortalecer e melhorar a qualidade do canto coral infantil e jovem no país. Em números, até a 14ª edição, 5.458 crianças e jovens participaram das edições anteriores do Festival; 1.669 regentes vieram de mais de 22 estados do Brasil para participar dos workshops; 356 corais apresentaram-se das 5 regiões do Brasil; 21.000 pessoas assistiram aos concertos presenciais e 7.300 pessoas acessaram o material on-line.
 
O Festival Gran Finale também oferece bolsa incentivo aos coralistas da população de baixa renda e não dispõe de competições e premiações, a fim de promover a inclusão social. Nesta 15ª edição, terão 350 vozes e 16 corais. Além disso, 120 coralistas, entre infantil e jovem, receberam a bolsa incentivo, representando 35% do total.
 
"O Festival usufrui de um formato diferente e inovador dos convencionais, visto que os corais não se apresentam individualmente, formam dois grandes coros e foram pré-selecionados", ressalta Lilia. Os regentes inscritos poderão observar os ensaios dos dois grandes corais - infantil e jovem -, e conhecerem de perto as técnicas e fundamentos da excelente maestrina Ruth Dwyer.
 
Inscrições
 
Faça sua inscrição para o workshop, assista aos ensaios, bate papos e garanta seu ingresso gratuito para a primeira sessão do concerto. Mesmo que não tenha inscrito seu coral, será possível participar. Mais informações sobre a programação completa do Gran Finale, horários e locais, acesse o site oficial do evento. Clique aqui.   
 
Certificação
 
Os certificados serão emitidos para participantes com 75% de presença e que participarem da programação completa, inclusive ensaios e o concerto. Os participantes on-line serão computados automaticamente pela plataforma, por meio da sua conexão com login e senha e duração da sua participação conectada.
 
Carga horária total: 25 horas.
 
Mais informações:
Ex-Libris Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa do 15º Festival Gran Finale
Jornalistas: Emilly Andrade, Marco Berringer e Edmir Nogueira
(11) 95281-9814
Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp