27/10/2020 às 15h36min - Atualizada em 28/10/2020 às 00h00min

Fundação Vunesp: entenda como funcionam os concursos e saiba como estudar

Responsável pela organização das provas para a Polícia Civil paulista, a banca costuma cobrar análises análiticas em suas provas

SALA DA NOTÍCIA Débora Ramos
divulgação

Quando não se tem prática e experiência, começar a se preparar para um concurso público pode parecer complicado no início. Sem dúvidas, estudar conteúdos novos, fazer simulados e resolver questões de provas antigas podem ser de muita ajuda durante a preparação. Contudo, ler o edital com atenção e conhecer as características da banca organizadora também é um passo importante.

Neste cenário existe a Fundação Vunesp, uma das organizadoras de concursos mais tradicionais do país. Criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Unesp, a banca começou com concursos de níveis estaduais e municipais. Atualmente, ela é responsável pelos certames de instituições e órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos governos federal, estaduais e municipais.

A banca já possibilitou concursos para a Fundação Casa, Detran-SP, Polícia Civil, Prefeitura de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

Como se preparar

Historicamente, a Vunesp promove uma prova mais tranquila do que as demais bancas conhecidas no Brasil. Primeiro de tudo, é preciso ler atentamente o edital. Essa banca costuma produzir provas fiéis ao material e, assim, tem como ter um norte de quais tipos de conteúdo focar. Normalmente, as questões são de múltipla escolha e, em sua maioria, pedem para que o candidato assinale verdadeiro ou falso. Aparentemente simples, o exercício pede uma atenção redobrada.

Na parte dissertativa, há o espaço para o candidato refletir sobre o texto de apoio apresentado. Por isso, é importante se manter atualizado o máximo possível. A banca também é responsável por organizar vestibulares, sendo comum encontrar conteúdos sobre geografia, história e atualidades. As questões de tecnologia, entretanto, costumam ser mais acessíveis.

Nos blocos de Direito, as perguntas giram em torno dos textos da lei, sem que as jurisprudências ou doutrinas sejam requisitadas. Assim, conhecer as redações da legislação é importante.

Concursos abertos

No momento, há um concurso organizado pela Vunesp com inscrições abertas:

Guarda Civil Municipal (Prefeitura de Santo André): com inscrições até 6 de novembro, o concurso oferece 10 vagas para mulheres e 20 para homens. O salário é de R$ 2.692,46 e há também alguns benefícios como refeição fornecida no local de trabalho, convênio médico, auxílio-transporte, auxílio-babá ou creche, licença-prêmio por tempo de serviço e gratificação bienal por tempo de serviço.



 

 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp