10/08/2022 às 11h59min - Atualizada em 10/08/2022 às 20h36min

Quer usar o Feng Shui na sua casa? “Confira as principais dicas para quem quer fazer Feng Shui”

Quer usar o Feng Shui na sua casa? “Confira as principais dicas para quem quer fazer Feng Shui”

SALA DA NOTÍCIA Samantha di Khali Comunica
Divulgação
A arquiteta Tery Kanakura fala de uma forma simples como podemos usar o Feng Shui.
“Um olhar para o passado contribui com o entendimento do espaço e como este interfere nos nossos comportamentos e emoções. Os indígenas, por exemplo, tinham uma noção de coletividade mais acentuada, tanto que compartilhavam o mesmo abrigo, as chamadas “ocas”. Esse tipo de modelo cultural se diferencia da maior parte das sociedades atuais, que priorizam o individualismo e as suas propriedades”.

Com a valorização da individualidade os muros ficaram mais altos e o interior dos imóveis são subdivididos em cômodos para individualizar ainda mais os integrantes da mesma família.
Esse é apenas um dos exemplos de como um elemento do imóvel pode contribuir com um determinado comportamento.
Essa interação entre o espaço e seus ocupantes foi compreendida e catalogada desde os tempos mais antigos e algumas diretrizes sobrevivem até hoje por meio dos conhecimentos do Feng Shui.
Algumas escolas do Feng Shui se concentraram no meio em que o imóvel está inserido (no externo) outras se concentraram no interior da edificação.
Sobre o meio externo é importante destacar o princípio básico do Tao que é o equilíbrio. Dessa forma é importante que a edificação não seja posicionada em locais baixos a ponto de ser inundada por qualquer temporal, mas também que não fique em pontos muito altos que seja levada pelos deslizamentos de terra. Portanto, uma localização de altura mediana que permite a proteção das intempéries é o que se busca para a construção de um imóvel seguro.
Garantir a entrada de ar pelas aberturas é uma das preocupações do Feng Shui, por isso não é aconselhado manter qualquer tipo de barreira que impeça a entrada do fluxo de ar, como por exemplo, plantas nas janelas e árvores na porta de entrada.
A circulação deve ser livre de obstáculos e as portas devem abrir e fechar com facilidade, desde que ofereça proteção aos ocupantes do imóvel.
Janelas grandes e paredes de vidro nas salas têm uma tendência a não oferecer a privacidade necessária para os moradores, além de aumentar a sensação de insegurança.
A palavra chave do Feng Shui é equilíbrio que está intimamente relacionado com proporcionalidade. Dessa forma a escolha dos elementos do imóvel desde o tamanho das portas e janelas até a escolha das dimensões dos móveis precisa obedecer à proporcionalidade para que se alcance o equilíbrio.
No interior do imóvel são adotadas muitas correções, também chamadas de curas, que tem o objetivo de minimizar os efeitos de desequilíbrios vindos de projetos que não obedecem aos princípios de harmonia do Feng Shui. Um exemplo é a utilização de espelhos em áreas de dimensões diminuídas dando a impressão de aumento de espaço.
O espelho também pode ser usado para redirecionar ou ampliar o campo de visão. No caso de portas que se abrem para paredes logo na frente de quem entra no recinto, é recomendado o uso de espelhos.
É possível trazer equilíbrio ao ambiente através da relação da altura do pé-direito, podendo deixar o ambiente yin se a altura for baixa ou yang se altura for alta. Por exemplo, uma sala com pé-direito duplo proporciona um ambiente yang que recepciona as pessoas e um home theater ao lado com pé-direito baixo que acolhe as pessoas em uma sala mais aconchegante.
Por isso, muitas vezes o dormitório não possui pé-direito alto, pois seria um ambiente yang que não seria apropriado para o aconchego e descanso.
Todas essas dicas são muito importantes para obter um local mais equilibrado, mas o mais importante é lembrar de que não moramos apenas em imóveis, moramos também no nosso corpo e na nossa mente e que cuidar de nós mesmos, tanto fisicamente como emocionalmente é tão importante quanto cuidar da nossa casa. Finaliza Tery Kanakura.
Conheça mais sobre a arquiteta no instagram.
https://instagram.com/tery_kanakura?igshid=YmMyMTA2M2Y=



 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp