25/10/2022 às 12h07min - Atualizada em 25/10/2022 às 12h09min

Como realizar um censo de diversidade na sua empresa

Ferramenta ajuda a entender os perfis dos colaboradores, a fim de compreender as necessidades e novas estratégias que podem ser agregadas ao negócio

SALA DA NOTÍCIA Julia Sansoni

São Paulo, outubro de 2022 - Conhecer e entender cada pessoa que integra a sua empresa é um passo importante para a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho. E a forma mais assertiva de ter acesso a esses dados é realizando um censo de diversidade, que tem como objetivo levantar dados demográficos do perfil da empresa.

Quando bem elaborado, o censo apresenta elementos necessários para que a equipe de gestão de pessoas, junto à liderança, tenha clareza de seus desafios para a diversidade, a equidade e a inclusão. Com o censo é possível responder perguntas importantes:

  • O número de mulheres em cargos de gestão é proporcional à sua participação na empresa? 

  • Quais são os cargos em que se concentram pessoas pretas?

  • Existem oportunidades para pessoas LGBTIQAP+ na instituição?

  • Há inclusão de pessoas com deficiência no quadro de pessoas colaboradoras?

  • Existem oportunidades e valorização para as pessoas mais velhas?

  • Qual o turnover de pessoas pertencentes a grupos minorizados?

É importante ressaltar que o censo de diversidade não é uma pesquisa de clima e engajamento organizacional, mas, sim, uma forma de obter informações dos perfis das pessoas colaboradoras, a fim de compreender as necessidades e novas estratégias que podem ser agregadas ao negócio.

Por meio da fotografia que ele oferece sobre a composição da equipe da empresa é possível planejar políticas de inclusão e outras ações, como:

  • metas de representatividade de grupos minorizados;

  • indicadores de inclusão em diferentes esferas da empresa;

  • uma política de diversidade que complete a realidade da instituição;

  • orçamentos para investir em melhorias que incluem os objetivos de diversidade e inclusão.

Vale destacar, no entanto, que parte do sucesso da aplicação de um censo depende do entendimento e do nível de confiança das pessoas. Por exemplo, as pessoas precisam entender mais sobre o conceito de raça e etnia para se declararem brancas ou pardas. E precisam se sentir seguras no ambiente da empresa para se revelarem LGBTQIAP+ mesmo com a expectativa de confidencialidade.

Aprenda a elaborar um Censo de Diversidade

Algumas dicas essenciais para que o Censo de Diversidade seja assertivo:

1. Todas as pessoas da empresa devem ser convidadas a participar e, para ter valor estatístico, a cobertura de respostas precisa ter uma certa representatividade de todas as áreas e níveis hierárquicos. Crie uma planilha de acompanhamento da taxa de respostas e conte com o apoio de uma pessoa que tenha metodologia de pesquisa para saber as taxas de adesão adequadas;

2. Realize uma divulgação interna consistente para que a pesquisa tenha uma boa adesão. Aposte nos principais canais de comunicação da empresa, explicando o que é o censo e incentivando todas as pessoas a participarem;

3. Se possível, faça uma palestra de conscientização de diversidade apresentando o valor do censo e dando informações para as pessoas saberem fazer sua autodeclaração;

4. Com as respostas obtidas, crie um relatório com gráficos e todas as informações consideradas relevantes. Analise as médias da empresa e as áreas que destoam;

5. Ajuda a construir credibilidade com a equipe para que os resultados do censo sejam  divulgados e o plano de ação apresentado. 

O Censo de Diversidade é importante para melhorar o dia a dia das pessoas em seu ambiente de trabalho, tornando-o mais inclusivo. Lembre-se sempre de ter um bom planejamento e compreender a forma como as pessoas pensam. Assim, será mais fácil trilhar o melhor caminho para as melhorias dentro da sua empresa.

Sobre a ImpulsoBeta
A ImpulsoBeta é uma empresa que presta consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas empresas do Brasil e de fora do país. No mercado desde 2015, atendendo clientes como, AES, Vale, GPA e Ifood, a empresa ajuda seus parceiros a promover a integração de grupos minorizados no mercado de trabalho - em um ambiente diverso, equitativo e inclusivo.


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