14/03/2024 às 18h00min - Atualizada em 14/03/2024 às 19h39min

Desafios do crescimento nas vendas online: o aumento dos ataques cibernéticos

Redação
Marcos Parra, Diretor Comercial de Segurança da Informação da Think IT

*Por Marcos Parra

Ao longo do ano, as datas comemorativas impulsionam as vendas no mercado, sejam em lojas físicas como no online. Muitos consumidores correm para realizar suas compras pela Internet, aproveitando eventuais promoções ou até mesmo pela facilidade de não ter que se deslocar até um estabelecimento.

O comércio eletrônico tem experimentado um crescimento notável à medida que as vendas online se expandem. O faturamento das vendas em e-commerce alcançou a marca de R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em 2022, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões e revelaram o crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 460 por cliente.

Esse sucesso, entretanto, não vem sem desafios. Um dos principais dilemas enfrentados pelas plataformas de e-commerce é o aumento significativo no volume de tráfego durante períodos de crescimento nas vendas, abrindo as portas para potenciais ataques cibernéticos.

Ao passo que mais consumidores optam por compras online, as plataformas de e-commerce veem um fluxo massivo de usuários, sobrecarregando seus servidores e sistemas. Esse aumento no tráfego não passa despercebido pelos cibercriminosos, que entendem nessas oportunidades uma chance de explorar vulnerabilidades e lançar ataques cibernéticos.

Por isso, pelo lado dos clientes, eles devem estar atentos à segurança do site e aos métodos de pagamentos seguros para evitar que caiam em fraudes. Os golpes mais comuns são de phishing, malware e engenharia social. Para a prevenção de golpes, algumas orientações podem ser seguidas pelos consumidores: ter cautela ao fornecer informações pessoais, atualizar softwares e aplicativos, utilizar senhas fortes e ativar a autenticação de dois (2FA) ou múltiplos fatores (MFA).

De acordo com a Microsoft, ocorreram aproximadamente 6 mil tentativas de fadiga de MFA por dia no ano passado. Além disso, o primeiro trimestre de 2023 assistiu a um aumento dez vezes maior nos ataques baseados em senhas contra identidades de nuvem, especialmente no setor de educação; de cerca de 3 bilhões por mês para mais de 30 bilhões – uma média de 4 mil ataques de senha por segundo visando identidades de nuvem da Microsoft em 2023.

Por isso, para as empresas e lojas de vendas online, a atenção deve estar voltada para uma ampla gama de serviços que ajudam a proteger os sites de eventuais hackers e ataques cibernéticos. Dentre os principais serviços viáveis para seus negócios estão a avaliação de vulnerabilidades, implementação de medidas de segurança (Firewalls, EDR, antispam, SIEM) e monitoração e respostas a incidentes no regime 7x24x365.

Caso uma empresa sofra um golpe ou ataque cibernético, algumas ações devem ser tomadas imediatamente, além de a organização ter um plano de emergência para tratar esses temas de golpes de cibersegurança ser extremamente importante. Dependendo da natureza de cada ataque, as medidas podem variar, entretanto as mais comuns de serem realizadas são: notificar as autoridades competentes, comunicar os clientes afetados, restaurar o sistema e melhorar a postura de segurança. Vale ressaltar que o plano serve também para avaliar o que fazer em cada momento mencionado.

Outra consideração importante é que as empresas podem sim ser responsabilizadas por eventuais golpes que seus clientes sofram, desde que seja comprovada a falha na prestação de serviços ou a negligência da companhia.

Neste sentido, a colaboração entre as empresas de e-commerce, provedores de segurança cibernética e autoridades reguladoras é fundamental para criar um ambiente digital mais seguro para organizações e usuários finais. A troca de informações sobre ameaças cibernéticas e a implementação de melhores práticas podem fortalecer a resiliência das plataformas contra ataques cibernéticos.

Assim, as compras online facilitam a vida, mas é preciso ter cuidado com golpes, fraudes e ataques. Os cibercriminosos se aproveitam da alta demanda em datas comemorativas para atacar sites e, principalmente, roubar dados.


As principais dicas para sua segurança:


• Fique atento:

o          Pesquise a reputação do site antes de comprar;

o          Desconfie de preços muito baixos ou ofertas mirabolantes;

o          Verifique se o site é seguro (cadeado na barra de endereço).

• Proteja seus dados:

o          Crie senhas fortes e diferentes para cada site;

o          Ative a autenticação de dois fatores (2FA);

o          Tenha cuidado ao fornecer informações pessoais.

Pagamentos seguros:

o          Use apenas métodos de pagamento confiáveis;

o          Evite links e botões de pagamento recebidos por e-mail ou WhatsApp.


Em caso de dúvidas ou problemas:

•           Entre em contato com o suporte do site ou plataforma de pagamento;

•           Registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil;

•           Procon e Reclame Aqui também podem ajudar.
 

Para as organizações, as melhores práticas de segurança são:

•           Invista em segurança cibernética para proteger seus clientes;

•           Tenha um plano de resposta a incidentes;

•           Seja transparente em caso de ataques ou golpes.


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