02/04/2024 às 14h24min - Atualizada em 02/04/2024 às 17h51min

Studio Júlio Sousa Paisagista transforma residência em Sapucaia, no Rio de Janeiro

Projeto de 420m² foi idealizado para um casal de amantes do esporte e da natureza

https://www.studiojuliosousa.com.br/
Thamiris de Souza
EJ Films

Em Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, uma residência de 540m² de área construída e 420m² de área de paisagismo destaca-se pela fusão elegante com a natureza circundante. Liderado pelo Studio Júlio Sousa Paisagista, este projeto é uma ode à integração inteligente e sofisticada com o entorno natural.

Os proprietários, apaixonados pelo esporte e pela natureza, tinham o desejo de construir uma casa que se integrasse harmoniosamente ao ambiente verde ao redor, buscando um refúgio que promovesse o bem-estar e a conexão com a natureza. Com esse objetivo em mente, o projeto foi concebido para integrar a casa ao verde naturalista circundante, valorizando-o com um paisagismo cuidadosamente planejado. Além disso, visava oferecer aos usuários - proprietários, amigos e familiares - a maior utilização possível dos espaços, incentivando a biofilia e o bem-estar proporcionados pelo paisagismo. Levando em consideração o perfil esportista dos clientes, foram inseridos exemplares de Jacarandá mimoso (Jacaranda mimosifolia, D. Don), uma espécie nativa que além de conferir beleza, proporciona maior sombreamento e privacidade durante o período de floração.

Inspirado pelo estilo tropical contemporâneo, o projeto paisagístico entrega um ambiente luxuoso e acolhedor, com mais de 2 mil indivíduos vegetais cuidadosamente selecionados. “Foi uma tarefa desafiadora, mas gratificante, transformar um terreno que inicialmente parecia impraticável em um espaço verde que não só complementasse, mas elevasse a residência”, comenta Julio Sousa.

A concepção deste projeto paisagístico visou entregar um paisagismo funcional, capaz de atender às necessidades dos clientes e integrar a residência de forma perfeita ao seu entorno natural. Com mais de 2 mil indivíduos vegetais cuidadosamente selecionados, entre herbáceas, arbustos, árvores e palmeiras, e a aplicação estratégica de cores para reforçar o conceito tropical, a residência adquiriu um aspecto como se o jardim já existisse antes mesmo de sua construção. Cada planta foi escolhida minuciosamente por Júlio Sousa, considerando não apenas a qualidade, mas também o impacto visual.

Após a aprovação do Projeto 3D paisagístico pelos clientes, as espécies selecionadas foram implantadas, muitas já em desenvolvimento e em portes maiores, compondo os maciços e proporcionando um resultado instantâneo. No espaço, destaca-se a implantação de palmeiras com mais de 4 metros de altura, entre outras plantas já adultas, que contribuíram para a criação de um ambiente exuberante e acolhedor.

O projeto abrange uma diversidade de técnicas, incluindo jardins tropicais, caminhos sinuosos, iluminação estratégica e até mesmo jardins verticais, criando uma experiência sensorial única para os moradores e visitantes. Uma das características marcantes deste projeto é o resultado da transformação do terreno, levando em consideração a declividade do mesmo. O que parecia quase impossível de ser utilizado foi transformado em um espaço funcional e atrativo, promovendo uma integração harmoniosa entre a casa e o ambiente natural ao seu redor.

SERVIÇO
https://www.instagram.com/juliosousa_paisagista/
https://www.studiojuliosousa.com.br/


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp