15/04/2024 às 18h22min - Atualizada em 15/04/2024 às 22h57min

no dia do desenhista, emy yamauchi acosta é a homenageada do projeto donas da rua da mauricio de sousa produções

desenhista da equipe de mauricio de sousa há mais de 50 anos ela vem representada pela personagem keika

DEUSARINA ALVES SANTANA
mauricio de sousa produções
A talentosa desenhista Emy Yamauchi Acosta entra para o hall das homenageadas do projeto Donas da Rua, que tem por objetivo trazer mais visibilidade às mulheres notáveis para inspirar meninas e outras mulheres a buscarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura. A iniciativa faz parte de uma série feita pela Mauricio de Sousa Produções destacando mulheres com mais de 60 anos. E para representar a personalidade de Emy, fã de Horácio desde criança e colaboradora da MSP desde o final da década de 1960, foram escolhidos os traços da personagem Keika.

Nascida em São Paulo, em uma família formada por mulheres à frente do seu tempo, Emy era leitora assídua da Folhinha, suplemento infantil da Folha de S. Paulo. Gostava principalmente das histórias do simpático dinossaurinho, publicadas na última página do suplemento e criadas e desenhadas por Mauricio. Pouco antes de completar 18 anos, pediu para sua mãe que a levasse à sede do Folha. Ela, que desenhava (e muito bem) desde novinha, queria mostrar sua arte para a editora do suplemento Folhinha, Lenita Miranda de Figueiredo que, para sua surpresa, estava de férias. Foi então que ela ouviu a pergunta que mudaria sua vida para sempre: “Por que você não vai lá no Mauricio de Sousa? Ele fica no último andar”.

Era o final da década de 1960, e a equipe de Mauricio ainda era pequena. Ele mesmo fazia muitos dos desenhos, ao lado de talentos como Sidnei Lozano Salustre, o Sidão, desenhista que trabalha até hoje na MSP. “Mauricio olhou meus trabalhos e falou: ‘Você tem de treinar os desenhos aqui da casa’”, lembra Emy. Ela passou a desenhar os personagens dos quadrinhos e, depois de algum tempo, voltou para mostrar seu progresso. Segundo Emy, Mauricio olhou o material, fez cara de quem gostou e falou: “Você pode ficar aqui nessa prancheta na frente do Sidão. Vai treinando e mostra para ele ver se está bom”. Seu ídolo fazia uma espécie de rascunho do desenho, que Emy chama de “araminho”, ela finalizava o traço e mostrava para Sidão e depois, para Mauricio.

Naquela época, os traços dos personagens eram mais agudos, a Mônica e o Cebolinha eram mais “bicudos”. Emy contribuiu para que, aos pouquinhos, ao longo dos anos, os traços dos personagens fossem se arredondando mais e mais. Em 2005, quando o hoje editor das graphics MSP, Sidney Gusman, convidou os artistas da Mauricio de Sousa Produções para participarem de uma edição especial chamada Ouro da Casa, a história em quadrinhos assinada por Emy mostrava a Mônica entrando num salão de beleza com seu rosto bicudinho dos primeiros tempos e saindo com a carinha arredondada. Hoje, Emy é a responsável pelos desenhos das releituras em que as personagens meninas se vestem de mulheres célebres da história ou de mulheres cujas histórias podem inspirar meninas a acreditarem em si mesmas e correrem atrás de seus sonhos como ela fez.

Em seu tempo livre, a desenhista gosta de pôr o pé na estrada com o marido Daniel (que conheceu na MSP), seja no Brasil ou em outras partes do mundo. Juntos já visitaram lugares como Japão – de onde veio seu pai e onde nasceram seus avós – Tailândia, Indonésia, Estados Unidos, México, Chile, Peru e a antiga Iugoslávia, um ano antes da guerra que dividiu o país em outros sete. Uma de suas aventuras mais recentes, pelo Uruguai, foi a bordo de uma Kombi transformada em motor home.

Em 2023, quando Mônica completou 60 anos, Emy foi homenageada por Mauricio e aplaudida por toda a empresa por sua importância na história da MSP e na da personagem mais famosa dos quadrinhos. Lá nos anos 1970, ela se identificava com o visual da Tina, uma jovem hippie, que usava calça boca de sino e já defendia os direitos da mulher. Hoje, aos 70 anos, usa camiseta e jeans e seu personagem predileto segue sendo o Horácio. Se não tivesse seguido a carreira de desenhista, diz que gostaria de ter sido cientista, de preferência astrônoma. Quando questionada sobre o que mudou com o passar da idade, ela diz: “Ganhei experiência”.

Além de Emy, outras grandes mulheres, entre elas escritoras, esportistas e cientistas, fazem parte do hall das Donas da Rua da História. A proposta do projeto demonstra o compromisso da Mauricio de Sousa Produções como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. Para conferir a homenagem a ela e a outras grandes mulheres, basta clicar aqui.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 19 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. 

Máquina Cohn & Wolfe | Mauricio de Sousa Produções
Denise Carvalho – [email protected] – (11) 99218-0181
Deusarina Santana – [email protected]


JAL Comunicação | Mauricio de Sousa
José Alberto Lovetro - [email protected] – (11) 3851-5221 | (11) 99614-1623.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp