15/04/2024 às 13h36min - Atualizada em 15/04/2024 às 23h27min

Repaginar sua casa sem gastar muito, é possível?

Mudanças de cores, substituição de objetos e a inserção de elementos da natureza são algumas estratégias eficazes. A arquiteta Fernanda Hoffmann orienta como inovar os espaços residenciais

Publicar Comunics
THAIS DE ALMEIDA MARTINS
CRÉDITO FOTO_ Sidney Doll

Repaginar sua casa sem gastar muito, é possível?
Mudanças de cores, substituição de objetos e a inserção de elementos da natureza são algumas estratégias eficazes. A arquiteta Fernanda Hoffmann orienta como inovar os espaços residenciais

Repaginar uma casa pode parecer uma tarefa custosa e desafiadora, especialmente quando se trata de grandes reformas. No entanto, há uma série de ações eficazes que podem transformar a atmosfera de um ambiente sem exigir altos investimentos financeiros. Fernanda Hoffmann, arquiteta formada em Arquitetura e Urbanismo em Campinas e com experiência no campo do design de interiores, afirma que uma das mudanças mais impactantes, e muitas vezes subestimada, reside na alteração dos pontos de cor. “Essa mudança pode entrar em vários âmbitos, da forma que melhor couber no bolso do cliente. Se o intuito é ter grandes transformações, podemos trabalhar com a possibilidade de pinturas em teto-parede e envelopamento da marcenaria existente. Agora se a ideia for não gastar muito, a troca dos adornos como almofadas, cortinas e tapetes pode ser algo mais sutil”.

A substituição ou atualização de elementos de decoração, ou mobiliário, também consegue criar uma sensação de renovação sem a necessidade de gastos orbitantes. Hoffmann indica a troca de luminárias antigas e a adequação da temperatura da iluminação como uma alternativa que promove conforto e moderniza os ambientes. “Existe uma variedade de possibilidades quando falamos sobre luminotécnica no mercado e explorar esse campo é uma opção muito válida. Podemos incorporar novos pontos de iluminação com luminárias que se conectam diretamente na tomada, sem precisar ir para reformas que incluem a quebra de paredes. O resultado sempre é surpreendente”, completa.

Além das ferramentas de luz, os tecidos também podem ser modificados a fim de promover elegância e aconchego. “Renovar a roupa de cama, substituir as toalhas de mesa, incorporar novas capas de almofadas e manta para sofá ou cama são boas opções”, recomenda a arquiteta.

Os pontos-chave para um resultado excelente

Ao repensar a ornamentação de uma casa, há uma série de considerações essenciais que os proprietários devem ter em mente para garantir um resultado harmonioso e equilibrado. Segundo Fernanda, o primeiro passo consiste em analisar atentamente os pontos que já favorecem a decoração atual e que não serão modificados.

“Após essa primeira concepção, é importante ter cuidado com a combinação de colorações e texturas – pois, quando não há harmonia entre elas, o ambiente influencia na vivência de quem está convivendo, impactando diretamente nas relações. Inclusive, existe um estudo sobre a psicologia das cores e como elas influenciam nas sensações e o quanto interfere no comportamento humano”, discorre.

Tendências atuais
No cenário atual de design de interiores, algumas tendências emergem como potenciais aliadas para quem busca repaginar o ambiente doméstico, sendo uma delas o Design Biofílico. Mesmo para aqueles menos familiarizados com o tema, é possível reconhecer o seu potencial transformador.  “A proposta desse tipo de projeto é revisitar a conexão entre os habitantes com elementos da natureza, incorporando nos ambientes e promovendo bem-estar”, explica Hoffmann.

Além disso, a profissional cita, dentre as formas de aplicação, a introdução de plantas (tanto vivas quanto preservadas), a adoção de paletas de cores com tons terrosos, que estão em alta na decoração contemporânea, e a prática de aromaterapia.

Outro movimento atemporal é o minimalismo. “É uma visão de aplicar o essencial e retirar os excessos. Uma boa alternativa é manter a paleta de cores em tons mais amenos e trabalhar com um mix de texturas: algo interessante de incorporar em cortinas, almofadas, quadros, louças e outros”, esclarece Fernanda.

Aspectos práticos

Os proprietários devem considerar não só os elementos estéticos, mas também os práticos para a funcionalidade e conforto. Observar os espaços e manter as medidas de circulação é fundamental, seja ao reposicionar móveis existentes ou ao introduzir novos. “Antes de qualquer mudança, é importante medir o espaço para evitar futuros desconfortos nos pontos de passagem, facilitando essa análise com o levantamento métrico dos ambientes. É crucial, ainda, visualizar os produtos de forma presencial, sentir as texturas e as cores, evitando surpresas na decoração ao realizar uma aquisição baseada em catálogos digitais”, ilustra.

SOBRE FERNANDA HOFFMANN

Originária de São Paulo, Fernanda Hoffmann descobriu sua paixão pela arquitetura desde cedo, influenciada pela mãe, artista plástica. Iniciou sua jornada aos 15 anos, estagiando e cursando técnico de edificações. Posteriormente, optou pela graduação em Arquitetura e Urbanismo em Campinas. Com uma visão ampla e integradora, Fernanda transcende o design de interiores, explorando também o paisagismo, redes bancárias e construção civil. Na última, encontrou sua verdadeira paixão, colaborando com uma incorporadora de renome após sua formatura. Seu trabalho se estende a diversos projetos decorados, residenciais e comerciais, enfrentando desafios com sua equipe.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp