23/04/2024 às 18h40min - Atualizada em 23/04/2024 às 19h06min

SAM600 da Hitachi Energy acelera implementação de subestações digitais

As subestações digitais proporcionam ganhos em segurança, confiabilidade e produtividade, reduzindo os custos globais das subestações

Lícia Assunção
Divulgação Hitachi Energy

Guarulhos, São Paulo, Brasil, fevereiro de 2024 – A Hitachi Energy avança em sua tecnologia pioneira de subestações digitais com a nova merging unit SAM600 3.0, uma unidade de interface de processo (PIU) para ajudar as concessionárias de transmissão, geração, distribuição e as indústrias a acelerarem a implementação destas aplicações.

A nova SAM600, como um conjunto PIU, oferece entradas e saídas binárias, além de uma grande gama de opções na composição de canais analógicos de corrente e tensão em um único dispositivo, permitindo diferentes abordagens de instalação. Com apenas um único equipamento para projetar, conectar, testar e comissionar, os clientes obtêm maior flexibilidade e facilidade de manutenção, ao mesmo tempo em que reduzem a pegada de carbono de suas operações.

A merging unit SAM600 acelera a atualização de subestações convencionais para subestações digitais com a implementação do barramento de processo, assim como proporciona vantagens para que novos projetos já considerem esta abordagem de forma nativa. A SAM600 converte sinais analógicos e binários a partir do pátio da subestação e os distribui por uma rede Ethernet de alta performance aos IEDs – Intelligent Electronic Devices – que desempenham as funções de proteção e controle da subestação. 

Com as subestações digitais, as concessionárias de energia e as indústrias se beneficiam com a redução de gastos de implementação, maior segurança operacional, sustentabilidade, confiabilidade e produtividade.

Como uma merging unit, a SAM600 interage diretamente com disjuntores, chaves seccionadoras e ou chaves de aterramento para fins de supervisão e controle. Esta característica contribui para reduzir substancialmente a quantidade de cabos entre o pátio da subestação e a sala de controle, fornecendo uma interface digital conforme a norma IEC 61850 para operar e monitorar esses equipamentos.

"À medida que a complexidade e a dinâmica da geração, transmissão e distribuição de energia continuam a crescer, as subestações digitais modernas fornecem o controle e a eficiência necessários para enfrentar esses desafios. A nova merging unit SAM600 ajuda os nossos clientes a estenderem a vida útil de seus ativos, oferecendo a proteção de investimento necessária e novos níveis de desempenho do sistema", explica Claus Vetter, Head of Automation and Communication da Hitachi Energy.

A Hitachi Energy está avançando para que o sistema de energia mundial seja mais sustentável, flexível e seguro. "O design compacto e avançado do produto atende às necessidades de nossos clientes por uma solução que funcione de forma confiável em ambientes agressivos, e sua modularidade facilita a execução de manutenção no local, o que minimiza o tempo de indisponibilidade e as despesas relacionadas", acrescenta Vetter.

Os novos recursos do SAM600 3.0 incluem:

-  Arquiteturas de comunicação redundantes de última geração e os mais recentes padrões da indústria, incluindo IEC 61850 Ed 2.1 e IEC 61869;

-  Dois modelos compactos (1/2 19” e 1/1 19”) para instalação em painéis internos e externos;

- Arquitetura de hardware modular para se adaptar a diferentes necessidades dos projetos;

-  Disparo direto do disjuntor com supervisão da bobina e entradas analógicas de alta precisão;

-  Suporte à norma IEC 61869 para publicação de sampled values;

-  Gravador de perturbação integrado com frequência de gravação de 4,8 kHz;

-  Alto nível de segurança, incluindo inicialização segura, gerenciamento de usuários e controle de acesso baseado em função;

-  Interface do usuário baseada em navegador (WebUI) e diagnóstico de dispositivo;

- Configuração consistente, operação, manutenção e uma curva de aprendizado reduzida e tempos de implementação mais curtos com a ferramenta PCM600.

Seguindo o avanço da tecnologia de subestação digital, a merging unit SAM600 desempenhará um papel importante na aceleração de projetos com essa tecnologia, e sua adoção e habilitará aplicações avançadas de automação e comunicação para ajudar as concessionárias e indústrias a enfrentarem os desafios das futuras redes de energia. Também servirá como base para os clientes adotarem um maior nível de digitalização e integrarem maiores quantidades de energia renovável para um grid mais sustentável, flexível e seguro.

 

Sobre a Hitachi Energy 

A Hitachi Energy é uma empresa líder mundial em tecnologia que está promovendo um futuro com energia sustentável para todos. Atende clientes nos setores de serviços públicos, indústria e infraestrutura com soluções e serviços inovadores em toda a cadeia de valor. Junto com clientes e parceiros, é pioneira em tecnologias e possibilita a transformação digital necessária para acelerar a transição energética em direção a um futuro neutro em carbono. Está desenvolvendo o sistema mundial de energia para torná-lo mais sustentável, flexível e seguro, equilibrando ao mesmo tempo o valor social, ambiental e econômico. A Hitachi Energy tem um histórico comprovado e uma base instalada inigualável em mais de 140 países. Integramos mais de 150 GW de links HVDC ao sistema de energia, ajudando nossos clientes a viabilizar mais energia eólica e solar. Sediada na Suíça, emprega mais de 40.000 pessoas em 90 países e gera cerca de 10 bilhões de dólares em volumes de negócios.

Hitachi Energy - Site oficial 

Hitachi Energy - LinkedIn 

Hitachi Energy - Twitter 

 

Sobre a Hitachi, Ltda. 

A Hitachi impulsiona os Negócios de Inovação Social, criando uma sociedade sustentável com dados e tecnologia. Nós vamos solucionar os desafios de clientes e da sociedade com as soluções Lumada alavancando TI, OT (Tecnologia Operacional) e produtos, sob a estrutura de negócios de Sistemas e Serviços Digitais, Energia Verde e Mobilidade, Indústrias Conectivas e Sistemas Automotivos. Impulsionados pela sustentabilidade, digital e inovação, visamos o crescimento por meio da colaboração com nossos clientes. As receitas consolidadas da empresa para o ano fiscal de 2021 (encerrado em 31 de março de 2022) totalizaram 10.264,6 bilhões de ienes (US$ 84.136 milhões), com 853 subsidiárias consolidadas e aproximadamente 370.000 funcionários em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Hitachi, visite o site oficial da empresa.  


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp