25/04/2024 às 17h16min - Atualizada em 25/04/2024 às 18h07min

Secas e inundações: os principais riscos empresariais que podem ser mitigados através da conscientização sobre os riscos climáticos

Solução fornece às empresas proteção abrangente em torno de potenciais riscos climáticos

Meteum
Reprodução / Pixabay

Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as empresas, uma nova ferramenta de mitigação está sendo cada vez mais procurada por empresas que operam em setores tão variados como varejo e imobiliário. É a prevenção de riscos relacionados ao clima, termo usado para uma nova geração de serviços que combinam dados climáticos históricos, leituras meteorológicas atuais e tecnologia de previsão de alta resolução alimentada por IA para fornecer às empresas proteção abrangente em torno de potenciais riscos climáticos, as secas e as inundações. A Meteum, solução meteorológica e climática com IA, discute dois riscos principais no mundo dos negócios que podem ser mitigados pelas empresas se estiverem conscientes dos riscos climáticos.

Secas

Como qualquer efeito das alterações climáticas, as secas podem ter um impacto imediato e efeitos secundários mais difusos, mas não menos graves. “Dependendo de onde estão localizadas e do setor, as empresas podem sentir os efeitos das secas de várias maneiras”, comenta Alex Ganshin, CEO da Meteum. “Existem os impactos imediatos das quebras de colheitas e dos riscos de incêndios florestais que terão impacto na agricultura e na silvicultura, além do esgotamento dos cursos de água, o que pode dificultar a pesca e restringir rotas comerciais importantes, como a recente seca no Canal do Panamá.”

Os produtores de alimentos podem utilizar a tecnologia de sensibilização para os riscos climáticos para otimizar a irrigação durante períodos de grande tensão para as culturas, enquanto as empresas de logística podem redirecionar o comércio planejado para as vias navegáveis.

Para países como o Brasil, que dependem da hidroeletricidade para cerca de três quartos do seu abastecimento de água, as secas podem ter um impacto duplo, na medida em que restringem a capacidade de produção de barragens hidrelétricas, ao mesmo tempo que aumentam os preços da energia, resultando em escassez de energia e até mesmo apagões. Ganshin sugere: “As empresas conscientes dos riscos climáticos podem procurar tornar as suas fábricas, unidades de armazenamento, escritórios e lojas mais eficientes em termos energéticos para que, quando uma seca ocorrer inevitavelmente, o aumento dos preços da energia tenha menos impacto financeiro.”

Ganshin acrescenta: “Países afetados pela seca, como o Uruguai no ano passado e a Colômbia este ano, também viram o racionamento de água entrar em vigor, o que significa que as pessoas tiveram que estocar água engarrafada e tomar menos banhos.”

Antes mesmo de começar uma seca, os comerciantes que utilizam tecnologia de sensibilização para os riscos climáticos também podem antecipar o aumento da procura de dispositivos de hidratação e refrigeração, especialmente aqueles que são sustentáveis e ecológicos.

Inundações

Em um ano em que os desastres climáticos pareciam afetar todos os continentes quase simultaneamente, o Brasil ganhou as manchetes em todo o mundo em 2023, com enchentes recordes na região sul do Rio Grande do Sul. Entre janeiro e setembro de 2023, os desastres climáticos custaram ao Brasil R$ 2,7 bilhões, sendo que R$1 bilhão desse valor foi diretamente relacionado às fortes chuvas e enchentes ocorridas em junho.

“As inundações são claramente uma ameaça letal e todos devem permanecer atentos aos alertas da mídia local e dos governos para garantir a sua segurança e bem-estar durante os períodos de chuvas fortes”, comenta. “No entanto, também têm efeitos graves para uma variedade de negócios, desde a agricultura ao imobiliário, e especialmente aos seguros.”

Proprietários de casas nos Estados Unidos já estão vendo as seguradoras aumentarem as taxas e até recusarem-se a cobrir as suas propriedades, especialmente em áreas propensas a inundações, como a Flórida. Ganshin comenta: “Qualquer pessoa que pretenda segurar, investir ou até mesmo construir propriedades em áreas em risco de inundação pode agora usar a consciência do risco climático para avaliar a melhor forma de mitigar danos potenciais, seja mudando de local, garantindo uma drenagem adequada do solo ou, no caso de seguros, instalando sistemas atualizados de proteção contra inundações.”

Além disso, as seguradoras podem usar a conscientização sobre riscos climáticos para acelerar a subscrição, automatizar a verificação de sinistros de danos e envolver os segurados com alertas de riscos climáticos.

Como as empresas se beneficiam da conscientização sobre os riscos climáticos

As novas tecnologias meteorológicas impulsionadas por algoritmos de IA e ML permitem às empresas não só evitar a perda de dinheiro devido a eventos meteorológicos imprevistos relacionados ao clima, mas também otimizar estratégias de negócios à luz dos dados climáticos, proporcionando aos clientes serviços melhorados e maior valor.

"Vemos um aumento simultâneo tanto na oferta quanto na demanda, uma tendência que deve continuar ao longo de 2024 e além", comenta ele. "A mudança no lado da oferta é que os meteorologistas podem fornecer serviços mais econômicos para ajudar as empresas a se ajustarem ao clima em constante mudança devido ao aumento da Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (ML) e outros softwares de análise avançada, o que significa que os dados meteorológicos e climáticos estão se tornando mais precisos, granulares e localizáveis. Por exemplo, os modelos globais calculam os dados meteorológicos e climáticos em uma escala de 13x13 km, mas agora podemos fazer o mesmo em uma escala de 2x2 km ou até 250x250 m para áreas montanhosas, o que significa que podemos oferecer dados extremamente precisos até mesmo sobre uma grande fazenda ou área de cultivo. E do lado da demanda, infelizmente, é o simples fato de que cada vez mais empresas estão tendo que enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em suas operações, preços, planejamento e segurança geral."


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp