25/04/2024 às 14h36min - Atualizada em 25/04/2024 às 19h09min

O impacto social de preços mais acessíveis no mercado de gás de cozinha

A demanda por preços mais populares é real e deve ser contemplada por soluções acessíveis e próximas à realidade dos brasileiros

Alan Kadri
Divulgação

 

Por Alan Kadri 

 

Você já parou para mensurar o peso de preços elevados no gás de cozinha para o bolso do brasileiro? Se botarmos na balança, todo final de mês, a soma do valor total com outros serviços de caráter essencial, como é o caso da energia elétrica, temos um ‘efeito em cascata’ absolutamente preocupante do ponto de vista da organização financeira de milhões de famílias. E claro, as classes menores são as que mais sentem esse impacto, tendo que se virar para equilibrar os gastos e, mesmo assim, garantir seu botijão de gás, sem imprevistos e dificuldades. 

 

Muitas vezes, o mercado não apresenta condições favoráveis. No ano passado, para termos uma ideia, um estudo realizado pelo Observatório Social do Petróleo (OSP), chamado de Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), trouxe dados alarmantes sobre o pico de preços de gás de cozinha no país. Em novembro, a média nacional semanal registrada foi a maior do século, superando os R$ 113,66 de abril. Em Tefé, cidade do interior do Amazonas, o botijão chegou a ser comercializado por sonoros R$ 152. 

 

Por outro lado, iniciativas públicas tomam frente para tentar minimizar o quadro e auxiliar a população, com o intuito de amortizar os gastos. É o que defende o programa Auxílio Gás, da Caixa Federal, que oferece um benefício correspondente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de gás com 13kg. A possibilidade é evidentemente bem-vinda, mas uma pergunta necessária permanece: é suficiente para atender a todos? 

 

Descontos enfatizam um protagonismo social 

O Brasil é um país de proporções de consumo gigantescas. O gás de cozinha, enquanto um item essencial e rotineiro, cumpre uma função de valor inestimável para que milhões de brasileiros tenham condições de pôr comida na mesa. Ter preços mais acessíveis é, portanto, uma missão de caráter cívico e social, que diz respeito às autoridades e se estende às empresas inseridas nesse mercado, por um ambiente que seja competitivo, mas que não desconsidere o poder de compra da população como um fator determinante. 

 

É possível agir, com ações que vão desde a criação de campanhas promocionais a descontos variados, que fortaleçam o engajamento e as condições de compra dos brasileiros. Não precisamos, necessariamente, pensar em projetos complexos, mas projetar na criatividade uma porta de entrada para preços mais acessíveis e compatíveis com a realidade do nosso país. Por exemplo, aproveitando a onda digital que avançou sobre o consumo do Brasil e ao redor do mundo, criar um modelo de indicação, ofertando, ao consumidor que seguir essas etapas, a chance de conseguir um botijão grátis. Cupons também simbolizam essa migração para soluções tecnológicas, como aplicativos especializados.  

 

A tecnologia, aproveitando, contribui para a expansão e democratização do mercado de gás de cozinha, por tornar esses descontos e promoções mais acessíveis. Isso deve incluir, irrestritamente, comunidades e regiões de alta incidência de consumo de gás. Sem dúvidas, temos um campo enorme para o aproveitamento e a confirmação desse serviço com um forte apelo social. 

 

Autonomia para encontrar o melhor preço 

No fim, é sobre conceder poder e autonomia ao consumidor. E ofertar preços justos faz parte desse objetivo. Os aplicativos são verdadeiras ‘pontes’ para que isso saia do papel e se torne realidade, de forma prática e vantajosa, com funcionalidades de diferenciação de preços, comparação entre as marcas, e outros quesitos que influenciam na decisão de compra, como o tempo estimado para a entrega.  

 

O cenário posto ao mercado de gás de cozinha no Brasil ainda tem desafios, de fato. Porém, hoje, nós possuímos um portfólio de soluções muito mais preparado para enfrentar obstáculos e trabalhar preços acessíveis, com políticas, descontos e outras iniciativas necessárias por um ambiente que estimule o consumo de gás de forma amigável ao bolso do brasileiro, sem custos irreais e distantes da nossa realidade econômica.  

 

*Alan Riad Kadri é Diretor Comercial e de Marketing do Appgas. 

 

Sobre o Appgas 
O Appgas é uma empresa líder no segmento digital de marketplace de distribuição de gás brasileiro, dedicada a simplificar e melhorar a experiência de compra para seus usuários e parceiros. Desde sua fundação em julho de 2020, a empresa tem se destacado pela inovação, oferecendo uma ampla cobertura nacional, parcerias estratégicas com empresas renomadas. Com uma rede de mais de 550 depósitos em todo o país, o Appgas continua comprometido em fornecer um serviço rápido, confiável e seguro, garantindo que os clientes tenham acesso fácil e conveniente aos produtos de que precisam. 

 

 


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