26/04/2024 às 17h45min - Atualizada em 26/04/2024 às 18h43min

Paixão do limeirense, o café requer cuidados no consumo

No último dia 14, o calendário marcou o Dia Mundial do Café

ProImprensa Comunicação
Divulgação
Os moradores de Limeira nutrem uma paixão pelo café. O costume de consumir a bebida em casa ou durante uma visita se mostra cada vez mais presente. Padarias investem cada vez mais na ambientação, para atrair o consumidor que passa momentos com a família, os amigos ou mesmo conversando sobre negócios.

O professor universitário Carlos Eduardo Olivieri é um dos apaixonados pelo café. Atuando em universidades de Limeira, Olivieri aproveita parte dos intervalos para, entre uma xícara e outra, trocar ideias com colegas e alunos.

“O café tem um sabor irresistível. Ele me dá uma energia a mais para o dia a dia, além de seus benefícios para o corpo humano”, comenta o professor.

No último dia 14, o calendário marcou o Dia Mundial do Café. Feito no coador ou à máquina, o café do limeirense traduz uma paixão nacional. A bebida é a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. No ranking mundial, o país é o maior produtor e exportador de café.

Benefícios e regras no consumo

Apesar das diferentes formas de consumo, há uma certeza: o café pode trazer diversos benefícios à saúde, relata a nutricionista Caroline Raposo, da Hapvida NotreDame Intermédica.

A bebida auxilia na digestão, além de ter efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo. “Também atua na melhora do desempenho físico, estimula a produção de endorfinas, trazendo mais prazer e sensação de bem-estar e ajuda na memória e foco”, conta a nutricionista.

Ao consumir, a pessoa também terá acesso a nutrientes, como vitaminas do complexo B, potássio e manganês. Porém, é necessário ter moderação. “O café, em doses mais elevadas, pode ocasionar problemas como arritmias cardíacas, fibrilação atrial, aumento da pressão arterial, nervosismo, tremores e agitação”, afirma Caroline.

Insônia, gastrite, refluxo esofágico e aumento do trânsito intestinal estão na lista de efeitos. Buscar orientação de um profissional da saúde é recomendável nessas situações.

“Um adulto sem problemas de saúde pode consumir até quatro xícaras de café coado por dia, para alcançar a dose diária de cafeína recomendada. A ingestão em excesso também afeta quem tem alguma doença crônica, cardiovascular, hipertensão ou apresente histórico de colesterol alto”, orienta a nutricionista.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp