29/04/2024 às 14h07min - Atualizada em 29/04/2024 às 17h40min

Juros do Fed: Visão de Powell sobre desaceleração do PIB e alta da inflação trimestral estão no radar

*Por Thomas Monteiro

br.investing.com
assessoria de imprensa Investing.com
investing.com

A combinação de um PIB menor que o esperado e métricas de inflação trimestral mais altas que a estimativa na semana passada tornou a 'não-decisão' desta semana do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) muito mais interessante, para dizer o mínimo. O FOMC (sigla em inglês para Comitê Federal de Mercado Aberto) está enfrentando uma situação muito complicada, e será interessante entender o seu próximo caminho.
 

Embora não haja possibilidade de um corte de taxa de juros neste momento, a mínima mudança na retórica de Jerome Powell, presidente do Fed, pode desencadear uma grande reação nos mercados globais. Isso significa que os investidores vão assistir de perto seus pensamentos sobre crescimento econômico e estagflação diante do aumento das pressões sobre os preços ao consumidor e da diminuição do lucro das empresas.
 

Uma eventual reprecificação das expectativas de corte de juros também deve impactar profundamente as reações futuras dos lucros. Até agora, muitas empresas perderam uma parcela significativa de mercado devido a uma reprecificação no crescimento da lucratividade e nos custos esperados devido ao adiamento do início dos cortes. No entanto, se isso mudar, os balanços futuros dessas empresas precisarão ser reprecificados novamente, para cima ou para baixo, dependendo do que o mercado de títulos precificar.
 

O caminho de menor resistência neste momento, em nossa opinião, aponta para Powell minimizando as pressões inflacionárias citando a tendência de longo prazo e números não tão ruins do PCE de março e focando no crescimento econômico.
 

Essa retórica apoiaria os cortes de taxa em setembro, que parecem ser o melhor cenário neste momento, dado que isso implicaria em uma economia mais estável no próximo trimestre.
 

Também será de interesse a leitura do relatório de empregos não-agrícolas de abril, conhecido como payroll. Enquanto permanecemos no cenário de que as más notícias são boas notícias, a perspectiva poderia mudar rapidamente se os números mostrarem uma desaceleração na contratação em linha com o PIB. No entanto, nosso cenário base é uma divulgação de dados sólidos como nas duas últimas leituras sólidas, embora sem indicar um mercado ainda suave.
 

*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com
 

Sobre Nós

O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.

Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 

 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp