Região Nordeste é líder em tentativas de fraude em compras online do País, com 1,6%
Os dados consolidados de 2023 mostram que a região registrou 42,6 milhões de pedidos, segundo estudo exclusivo da ClearSale
Segundo o Mapa da Fraude, relatório da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos, a região Nordeste do país registrou 1,6% em tentativas de fraude, maior índice do Brasil, e quase 43 milhões de pedidos entre o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
O estado da Bahia foi líder em número de pedidos, maior número e percentual de fraude, em relação ao ticket médio das tentativas de fraude, o primeiro lugar ficou com Alagoas.
Confira o ranking completo de tentativas de fraude por estado:
Estado |
Pedidos |
Tentativas de Fraude |
% Qtd. Tentativas de Fraude |
Valor de tentativas |
Ticket Médio das Tentativas |
Alagoas |
2,6 milhões |
34,2 mil |
1,3% |
R$37 milhões |
R$1.083,87 |
Bahia |
11,4 milhões |
231,4 mil |
2% |
R$233,9 milhões |
R$1.010,62 |
Ceará |
6,8 milhões |
108,8 mil |
1,6% |
R$100,7 milhões |
R$926,09 |
Maranhão |
2,7 milhões |
42,4 mil |
1,6% |
R$41,9 milhões |
R$992,91 |
Paraíba |
3,2 milhões |
40,6 mil |
1,3% |
42,9 milhões |
R$1.056,79 |
Pernambuco |
8,7 milhões |
104,6 mil |
1,2% |
103,1 milhões |
R$985,48 |
Piauí |
1,8 milhões |
22 mil |
1,2% |
21,2 milhões |
R$963,94 |
Rio Grande do Norte |
3,3 milhões |
64,1 mil |
1,9% |
58,5 milhões |
R$912,42 |
Sergipe |
2,1 milhões |
23,2 mil |
1,1% |
24,5 milhões |
R$1.058,09 |
A partir do estudo, foi possível identificar que o meio de pagamento com maior número de pedidos foi o cartão de crédito. Já Wallet obteve o maior percentual de tentativas em relação ao total de pedidos, com 3,2%, enquanto o financiamento apresentou o maior ticket médio de transações fraudulentas na região, com R$1.822,75.
O Mapa da Fraude apontou que os golpistas da região Nordeste do País operam principalmente através da Invasão de Cadastro (Account Takeover) e de Retirada em Loja e Cartões Gerados. As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram TV/Monitor (5%); Celular (4,5%) e Esportes (2,6%).
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
Sobre a ClearSale
A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.
Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.
Contatos – Máquina CW: [email protected]
(11) 3147-7925 | (11) 95943-5975
Link para fotos: Drive - Fotos e Logos ClearSale
Créditos: “Divulgação ClearSale”.
Para mais informações, acesse:
Instagram: clearsale
Twitter: clearsale
LinkedIn: company_clearsale
TikTok: clearsale
Youtube: ClearSaleBrasil